Netdeck no Magic

Por Aloyr Rezende
Equipe Liga Arena


Fala pessoal, aqui é novamente o Aloyr escrevendo para vocês...

Gostaria hoje de falar especificamente sobre netdeck. Será uma conversa rápida, porém com alguns toques para você que gosta desse estilo de deck.

Primeiramente, o que é o netdeck? Basicamente trata-se de copiar um deck da internet

Mas muitos podem chegar e falar “ahh cara, eu não faço isso, acho a maior falta de criatividade (mimimi...)”, mas antes de começar a abrir a privada, vamos dar uma descarga e analisar um pouco algumas realidades


Tempos atrás eu escrevi sobre jogar magic competitivamente, e nesse artigo eu dizia sobre o que é ser competitivo e etc. Pois bem, existem várias realidades que um jogador de magic enfrentam e seus caminhos e é interessante pensar sobre isso.

Quando pensamos em jogar magic em um FNM da vida, estamos falando de jogar um torneio do tipo “regular”. Isso significa basicamente que este torneio não tem grandes níveis competitivos e nem que possui grandes premiações para os jogadores. É basicamente um torneio menor, com foco na diversão e com prêmios úteis, mas não gigantescos.

Este tipo de torneio muitos jogadores (inclusive eu) gostam de colocar sua criatividade para rodar e criar os mais variados e estranhos decks possíveis que a horrível mente humana pode conceber. Então sempre vemos variações estranhas de deck, muitas jogadas inusitadas e cartas que nunca ouvimos falar.


Créditos: Wizards of the Coast


Bem, nesta realidade, eu diria que podemos falar de criatividade e etc (lembrando que nada impede alguém de ir e fazer um deck que viu na internet e destruir os amiguinhos)...

Mas e quando estamos falando de um PPTQ (por exemplo)?

Este já é um tipo de torneio importante, onde as pessoas vão com objetivos e pretensões sólidas de fazer um Pro-Tour e iniciar sua carreira de jogador profissional. Muita gente (mesmo) vem de outras cidades e vão ali com o intuito de trucidar humanos em um campeonato. Consegue perceber a diferença? A seriedade deste torneio?

Ninguém está la apenas para se divertir. Os jogadores querem algo e eles estão jogando sério para isto. Então, não é lugar para testes ou para decks amadores mal testados. É um lugar onde o mais preparado vence. Sendo assim, o número de netdecks dominam este tipo de formato.

Mas veja, não estou dizendo que não se deve bolar um deck e tentar jogar, estou dizendo que este torneio você só deve fazer isso se estiver sabendo muito bem o que está fazendo. Sendo assim, não critique o amigo que monta decks da net, ele está ambientado e focado num objetivo diferente do seu apenas.

Mas vamos lá, ainda no quisito netdeck, estes decks são em sua maioria copiados de grandes torneios, dos campeões. Os GPs, os Pró-Tour, etc. Os jogadores tendem a copiar estas listas e jogarem seus torneios em busca de melhores resultados. Claro que magic não é apenas decks, é também treino (não vou falar disto neste artigo porque já tenho um falando bem sobre esta parte) e também é visão de meta.

O jogador que está criando seu deck baseado em algum de algum torneio, deve sempre tentar (exaustivamente inclusive) entender o porque o jogador fez escolhas em seu deck e o qual era o metagame que ele estava inserido.


Créditos: Wizards of the Coast


Recentemente tivemos, em um pró-tour, a vitória de um jeskai (standard) e haviam nele muitas cartas que lidava com criaturas. A ambiente que o jogador se inseria tentava lidar com vários decks vermelhos e bastante deck verde e preto midrange. O resultado foi uma build reativa a este tipo de deck.

Se você pega este deck e tenta jogar contra um outro control de outro tipo, verá que terá algumas boas dificuldades por excesso de mass removal e etc. Porque estou falando isso? Porque uma vez que um Jeskai tenha ganhado um pró-tour, a tendência é que alguns jogadores montem este deck e então a eminência de mirrors aumentam consideravelmente. Também aumentam ainda os decks predadores do mesmo. Então, o jogador que fará a escolha de montar este deck, deverá (e ressalto bastante isto, porque ele realmente deve fazer isso) modificar a lista para que ela se adeque a realidade que ele irá enfrentar em seu próximo torneio.


Créditos: Wizards of the Coast


Toda vez que você estiver copiando um deck, pense sempre no seu próximo torneio e o que você poderá enfrentar e modifique adequadamente. Para isto, estudar o ambiente que se está inserido e as listas que estão rodando é fundamental para seu desempenho nos seus torneios.

E pessoal, esta era a conversa curtinha que quis ter com vocês, e o fiz baseado em muitas observações que estive vendo de jogadores próximos a mim e seus resultados. Vou terminar meu artigo passando para vocês meu código no Magic Arena, Aloyr#85103, e esperando vocês para bons treinos posteriormente.


Obrigado Galera.

Comentários