Etapas da Fase de Batalha do Yu-Gi-Oh

Matheus Martins de Almeida 
Team Arena (Yu-Gi-Oh)


   Estarei explicando nesse artigo todos as etapas possíveis de acontecer durante a fase de batalha no Yu-Gi-Oh assim como quais efeitos podem ser ativados em determinadas etapas. No livro de regras divide a fase de batalha em 4 etapas: Etapa inicial, etapa de batalha, etapa de dano e etapa final além disso existem outras etapas durante a batalha entre monstros e ataque diretos ao oponente na qual explicarei adiante lembrando que:

 - O duelista do primeiro turno não pode entrar na fase de batalha.
- Você pode entrar na fase de batalha mesmo sem controlar nenhum monstro em campo.
 - Você não precisa entrar na fase de batalha se não quiser mesmo que controle monstros em ataque e seja possível atacar nesse caso você irar direto para sua Fase Final. Algumas cartas forçam você a batalhar como a carta Mania de batalha/Battle mania.
 - Caso você entre na fase de batalha obrigatoriamente você precisa entrar na fase principal 2.

1) Agora vamos explicar as etapas da fase de batalha começando pela ETAPA INICIAL

  - O duelista do turno precisa avisar que está entrando na Fase de Batalha.
 - Nenhum duelista pode invocar normalmente monstros nessa fase a não por um efeito de alguma carta.
 - Você não pode mudar manualmente a posição de batalha do seu monstro e caso ele tenha atacado ele não pode mudar a posição de batalha manualmente na Fase Principal 2.
 - Efeitos rápidos e efeitos Trigger ( gatilho – efeitos que só podem ser ativados quando certas condições se cumprem) podem ser ativados tais como Flechas Anti-Mágica/Anti-Magic Arrows (quem joga DuelLinks deve conheçer essa cartas para farms).
- Efeitos de velocidade 1 não podem ser ativados nessa fase.
 - Se seu oponente ativar algo durante a troca de fases o duelista do turno pode escolher voltar para a Fase Principal 1 essa ação é possível realizar quantas vezes forem possível até que seu oponente não ative nada durante e troca de fases.

2) FASE DE BATALHA

 - Aqui você pode declarar ataques somente com seus monstros em posição de ataque a não ser que um efeito de permita atacar com ele em defesa como Samurai Superpesado Grande Benkei / Superheavy Samurai Big Benkei.
 - Todos os monstros que podem atacar ganham uma declaração de ataque caso seu monstro mude de defesa para ataque por algum efeito e ainda não tenha atacado ele também pode declarar 1 ataque na Fase de Batalha.
 - Somente 1 ataque pode ser declarado por vez.

3) DECLARAÇÃO DE ATAQUE
- Para começar a declaração escolha um monstro no seu lado do campo capaz de atacar e um monstro do oponente, entretanto se ele não tiver monstros em campo você pode atacar ele diretamente. É preciso checar o campo para ver se não exista cartas que impeçam de atacar como Espadas da Luz Reveladora / Swords of Revealing Light.
- Cheque o campo para ver se ele não controla monstro que determina que enquanto ele tiver no campo somente ele pode ser alvo como o Sapo Enganador / Dupe Frog nesse caso você precisa atacar ele primeiro antes de atacar qualquer outro monstro.
- Caso seu oponente (da perspectiva do duelista do turno) invoque um monstro ou o alvo do ataque saia do campo você pode realizar um replay do ataque e o estado do jogo retorna para a declaração de ataque.
- Um replay ocorre quando o número de monstros no lado do oponente muda exceto por ele ser destruído por batalha, um monstro não pode mais ser atacado, um monstro muda de controle... caso um desses caso ocorra você escolher outro monstro que seja um alvo apropriado para ser atacado (o mostro que era alvo do ataque ainda pode ser escolhido se for um alvo válido), escolher atacar diretamente o oponente caso não acha mais monstro no seu lado do campo e por ultimo cancelar seu ataque. Caso escolha cancelar seu ataque o monstro será considerado como se tivesse declarado um ataque isso quer dizer que ele não poderá atacar novamente no turno ou mudar sua posição de batalha na Fase Principal 2.
-  O duelista do turno tem prioridade para ativar cartas e efeitos que sejam Speed Spell 2 ou trigger que esteja escrito no texto “quando essa carta declarar um ataque” exemplo: Assaltante do Coveiro / Gravekeeper's Assailant ou Romper Reversão / Reverse Breaker.
- Após ativar esses efeitos se possível a prioridade passa para seu oponente nessa caso ele pode responder a ativação de suas cartas ou responder ao seu ataque com cartas como Força do Espelho / Mirror ForceNegativação de Ataque / Negate Attack e Desvanecer da Batalha / Battle Fader.

4) ANTES DO CÁLCULO DE DANO

- Essa fase existe somente para ativar efeitos que não foram ativados durante a Declaração de Ataque. Cartas que respondem a ataque como Força do Espelho citada acima não podem ser mais ativadas nessa etapa.
- Essa etapa é a ultima chance de um Replay antes de ir para o CÁLCULO DE DANO

5) CÁLCULO DE DANO

Essa etapa é dividida em várias partes na qual vou citar todas abaixo mas antes disso vou citar regras que valem para todo o Calculo de Dano.
 - Essa é a única etapa onde você consegue destruir monstros por batalha e infligir dano de batalha.
- Monstros setados (virados na horizontal com a face para baixo em posição de defesa vão virar para cima e ativarão seus efeitos de virar nessa etapa se tiverem.
- Somente as seguintes cartas e efeitos podem ser ativados durante essa etapa: armadilhas de resposta, efeitos que alterem diretamente o ataque e/ou defesa de 1 ou mais monstros em campo ( você não pode ativar cartas como Tufão Espacial Místico e destruir uma magica ou armadilha que esteja alterando um ataque ou defesa porque a carta não especifica diretamente que vai alterar o ataque ou defesa), cartas ou efeitos de velocidade 2 ou mais que negue ativação, efeitos que especifiquem Cálculo de Dano em seus textos (algumas cartas especificam certas tempos dessa etapa das quais irei explicar abaixo), efeitos de gatilho ou magicas com efeitos como gatilho podem ser ativados caso suas condições se cumpram, cartas armadilhas normais se e somente se tiverem como custo pontos de vida serem retirados ou monstro destruídos por batalha e por último cartas com efeitos obrigatórios (efeitos obrigatórios sempre serão ativados e não sofreram perda de tempo de ativação que a etapa de Calculo de Dano causa na maioria das cartas).

5,1) INICIO DO CÁLCULO DE DANO

 - Efeitos que se ativam durante o cálculo de dano somente serão ativados nesse momento como: Vaporoide e O Dobro ou Nada!
- Cartas e efeitos que esteja escrito no texto “no começo da etapa de dano” podem ser ativados agora como: Asas Guia e Grande Toupeira Neoespacial.
 Monstros atacados que estão com a face para baixo não são virados para cima nessa etapa consequentemente seus efeitos de virar não se ativam. Cartas e efeitos que especifiquem alguma informação do monstro do oponente e que só podem ser ativados no início do cálculo do dano perderam seus tempo de ativação se o monstro do oponente tiver virado para baixo e não podem ser mais ativados em nenhum momento exemplo a Asas Guia que especifica inicio do calculo de dano e um monstro de level 5 ou mais do oponente.

5,2) ANTES DO CÁLCULO DE DANO

- Monstro virados pra baixo que estão sendo atacados são virados nessa etapa.
      - Efeitos de virar não serão ativados nessa etapa
      - Caso o monstro virado tenha um efeito continuo o efeito será aplicado nesse momento tais como os monstros: Jinzo e Comandante Iniciador
      - Efeitos contínuos que previnem o monstros de ser alvos de ataques como Cavaleiro Comando não vão parar o ataque ou impedir o monstro de ser alvo desse ataque.
       - Efeitos contínuos que destroem o próprio monstros ou impedem o controle de tipo ou atributos específicos de monstros como Duelo Gozen e Rivalidade dos Senhores da Guerra não valerão nessa etapa esses efeitos serão apropriadamente resolvidos DEPOIS DO CÁLCULO DE DANO.
- Monstros que tenham em seus textos “antes do cálculo de dano” quando atacando serão ativados nessa etapa tais como as cartas: Camarartista Barracuda.
- Monstros que tenham em seus textos “antes do cálculo de dano” que são virados para cima por causa de um ataque serão ativados nessa etapa, exemplo: Yubel.
- Múltiplas correntes podem ser ativadas nessa etapa quer dizer que você pode ativar Lança Proibida e seu oponente responder com Suborno Obscuro após essa corrente resolver você pode ativar outro efeitos para começar uma nova corrente
- Cartas e efeitos que aterem ataque e/ou defesa podem ser ativados a não ser que esteja escrito algo na carta que impeça a ativação.

5,3) DURANTE O CÁLCULO DE DANO

- Somente uma corrente pode ser ativada nessa etapa.
- Cartas e efeitos que esteja escrito no texto “durante o cálculo de dano” podem ser ativados nessa etapa tais como: Lily, a Fada Enfermeira
- O cálculo de dano é calculado nessa etapa assim como qual monstro será destruído por batalha. Monstro podem ser destruídos mesmo sem dano assim como o dano pode ser infligido mesmo sem nenhum dos monstros ser destruído.
- Cartas que negam cálculo de dano ou que precisem saber o dano que será causado podem ser ativados nessa etapa exemplo: Kuriboh e  Nutriente Z.
- Cartas e efeitos que alterem o ataque e/ou defesa NÃO PODEM SER ATIVADOS nessa etapa a não ser que o texto da carta diga o contrário.
- Monstro ainda não são enviados para o cemitério nessa etapa e se houver uma carta que faça algo que evite o monstro de ir normalmente para o cemitério ou para o deck extra no caso para os monstros pêndulo como a carta Macro Cosmos que nesse exemplo ela vai banir a carta, será decidido para onde a carta vai depois de sair do campo.



5,4) APÓS O CÁLCULO DE DANO

- Monstro destruídos em batalha ainda não vão para o cemitério.
- O dano de batalha ocorre nessa etapa.
- Monstro com efeito continuo que só ocorrem quando o monstro estiver virado para cima não são mais aplicados se ele for destruído em batalha exemplo o Jinzo nessa etapa seu efeito de impedir armadilhas não está mais sendo aplicado no jogo. Efeitos continuo que acontecem quando o monstro sai do campo são uma exceção nesse caso tais como os monstro Fera Cristalina.
- Efeitos de monstros de virar são ativados nessa etapa.
- Cartas e efeitos com o texto “depois do cálculo de dano” são ativados nessa etapa tais como: Dragão Vermelho Arquidemônio e Madolche Waltz.
- Efeitos que se ativam quando ocorre dano de batalha são ativados agora tais como: Gorz, o Emissário da Escuridão.

5,5) RESOLVENDO EFEITOS

- Monstros destruídos em batalha ainda não vão para o cemitério.
- Monstros considerados destruídos em batalha não podem ser alvos de efeitos, ter sua posição trocada ou ter ataque e/ou defesa alterados durante essa etapa.
- Efeitos que consideram monstro destruídos em batalha são aplicados tais como o efeito da carta Governante Sombrio Ha Des nesse caso Ha Des vai negar o efeito do monstro destruído.
- Monstros que ativam seus efeitos depois o cálculo de dano se ativam agora como
5,6) FINAL DO CÁLCULO DE DANO

- Monstros destruídos em batalha serão enviados para o cemitério ou para outro lugar apropriado.
- Cartas e efeitos com o texto “no final do cálculo de dano” serão ativados agora como B.E.S. Núcleo Grande MK-3.
- Efeitos que precisam da destruição de um ou mais monstro em batalha para se ativarem são ativados nessa etapa como Necro Dragão Zumbi de Olhos Vermelhos e Valquíria-Vierte.
- Efeitos que estão escritos “até o final do cálculo de dano” ou “durante o cálculo de dano” terminam e param de ser aplicados após essa etapa tais como: Número S39: Utopia, o Relâmpago.
- Se não houver mais cartas e efeitos para se resolverem você retorna a FASE DE BATALHA e pode declarar um ataque com outro monstro que ainda seja possível declarar um ataque.

6) FINAL DA FASE DE BATALHA

- Efeitos que tiverem escrito no texto “no final da fase de batalha” podem ser ativados agora como: Confronto Justo
- Após essa fase você entra na sua Fase Principal 2

Aqui eu termino de falar sobre as etapas, subetapas e as regras sobre ativação e efeitos em cada uma, caso tenha esquecido algum detalhe por favor deixe nos comentários para que possa aprender e ajudar outros a crescerem no jogo.

Fontes de consulta que me ajudaram a escrever o artigo sobre as regras


Abraços, Matheus Martins de Almeida - Team Arena (Yu-Gi-Oh)

Comentários