Analisando Engines #2 – Guardragon

Anderson Potye
Team Arena (Yu-Gi-Oh)

Antes de começar a falar da engine, estarei explicando o post como o título diz iremos explicar como a engine funciona, seus pontos fortes e fracos, onde essa engine se encaixa para que se possa ter uma eficácia maior, para que vocês fiquem sabendo tudo da engine, caso vocês se interessem em utilizar a engine em algum deck seu vocês terão acesso as cartas as quais estarão linkadas sendo redirecionada para o site da loja Liga Arena.


A engine de guardragon consiste em fazer spam de monstros dragões do main e do extra deck, e através disso é gerado uma boa quantidade de recursos para construir um campo consistente, desde controle de campo com inúmeras negações, até beatdowns quase sempre certeiros e também em junções com outros combos, torna-se um extensor muito mais eficaz podendo gerar um campo ainda mais forte e com isso praticamente garantir a sua vitória. Sendo estes lançados na coleção Savage Strike, primeiramente falaremos das cartas principais da engine, e em seguida das cartas chaves das quais tornam essa engine extremamente eficaz.


Dragão  / Link / Efeito / Trevas

1 monstro Dragão de Nível 4 ou menos


Você não pode Invocar monstros por Invocação-Especial, exceto monstros Dragão. Durante sua Fase Principal: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro Dragão da sua mão ou do Deck em uma zona sua para a qual 2 ou mais Monstros Link apontarem. Você só pode usar este efeito de "Dragão-Guarda Elpy" uma vez por turno. Você só pode Invocar um "Dragão-Guarda Elpy" por Invocação-Especial uma vez por turno.


A primeira carta apresentada, é a principal carta da engine pois quando você tem dois monstros link apontando para uma zona sua você pode trazer um monstro dragão de sua mão ou deck por invocação especial, e assim começar um combo mais forte dependendo da sua estratégia, por exemplo trazendo o Red-Eyes Darkness Metal Dragon, e assim começando a criar um combo ainda maior, seu efeito continuo que restringe a invocação especial para somente dragões, não é um empecilho, considerando que você irá utiliza-lo para chegar em um monstro mais forte como o Saryuja Skull Dread. Recomendo que utilize de 1 a 2 cópia dependendo da forma que você utilizar a engine.





Dragão / Link / Efeito / Trevas

1 monstro Dragão de Nível 4 ou menos


Você não pode Invocar monstros por Invocação-Especial, exceto monstros Dragão. Durante sua Fase Principal: você pode escolher 1 dos seus monstros Dragão que estiver banido ou no seu Cemitério; Invoque-o por Invocação-Especial em uma zona sua para a qual 2 ou mais Monstros Link apontarem. Você só pode usar este efeito de "Dragão-Guarda Pisty" uma vez por turno. Você só pode Invocar um "Dragão-Guarda Pisty" por Invocação-Especial uma vez por turno.

 A segunda carta é basicamente um reborn de qualquer dragão do seu cemitério, sendo assim uma carta muito importante na engine pois assim você recupera recurso do seu cemitério sem custo praticamente, considerando o combo que você está planejando, podendo lhe dar uma vantagem ainda maior de acordo com a sua estratégia, podendo estender uma sequência de invocações de monstros poderosos podendo gerar um controle de campo ou podendo reunir recursos para um beatdown, recomendável utilizar 1 ou 2 desta carta na engine.





Dragão / Link / Efeito / Trevas


 2 monstros Dragão

Você não pode Invocar monstros por Invocação-Especial, exceto monstros Dragão. Durante sua Fase Principal: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro Dragão do seu Deck Adicional, em uma Zona de Monstros Adicional ou Zona de Monstros Principal onde você possa Invocar, para a qual 2 ou mais Monstros Link apontarem. Você só pode usar este efeito de "Dragão-Guarda Agardor" uma vez por turno. Você só pode Invocar um ou mais "Dragão-Guarda Agardor" por Invocação-Especial uma vez por turno.

Nossa terceira carta para análise é a carta boss da engine, pois assim como os outros links da engine 2 monstro que apontam para uma mesma zona resulta na invocação especial de um monstro, porém, este traz do extra deck, como Crystal Wing Synchro DragonHot Red Dragon Archfiend Abyss, dentre outros o que torna está uma carta extremamente forte, porém não ignora a condição de invocação, então não se pode trazer monstros como o Cosmic Blazar Dragon com ela, pois do contrário, essa carta seria totalmente insana. É recomendável uma ou duas cópias dessa carta no máximo dependendo do seu deck.




Magia / Continua

Quando este card for ativado: você pode escolher 1 monstro Dragão de Nível 4 ou menos no seu Cemitério; adicione-o à sua mão ou Invoque-o por Invocação-Especial. Uma vez por turno: você pode escolher 1 monstro Dragão que você controla; mova esse monstro que você controla para outra das suas Zonas de Monstros Principais. Você só pode ativar 1 "Dragão-Guarda do Legado Mundial" por turno.

Essa carta é extremamente importante na engine, pois quando esta é ativa, você pode invocar um dragão nível 4 ou menor do cemitério ou adiciona-lo de volta para a sua mão, e também mover um dragão que você controla para qualquer zona de monstro principal assim podendo fazer com que você consiga trazer os dragões utilizando os efeitos dos guardragon’s link’s é recomendável utilizar 3 cópias dessa carta na engine.

Agora iremos mostrar algumas cartas das quais tornam o uso da engine dos guardragon, ainda mais eficaz.




Dragão / Efeito / Trevas

Você pode Invocar este card por Invocação-Especial (da sua mão) ao banir 1 monstro do Tipo Dragão com a face para cima que você controla. Uma vez por turno: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro do Tipo Dragão da sua mão ou Cemitério, exceto "Dragão Metálico das Trevas de Olhos Vermelhos".

Bom, esta carta é indispensável nesta engine tendo em vista que você pode traze-la direto de seu deck ou mão com o guardragon elpy, ou de seu cemitério utilizando o pisty, esta também é uma carta que estende seu combo ao máximo podendo gerar um monstro link 4 como o saryuja por exemplo que é outra carta indispensável nesta engine, é uma carta obrigatória na engine de guardragon pois a mesma acelera muito a engine como um todo.





Dragão / Link / Efeito / Terra



2+ monstros com nomes diferentes
Este card ganha efeitos de acordo com o número de matérias usadas para sua Invocação-Link.
● 2+: Se um ou mais monstros forem Invocados por Invocação-Normal ou Especial em uma zona para o qual este card apontar: esse(s) monstro(s) ganha(m) 300 de ATK/DEF.
● 3+: Uma vez por turno: você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro da sua mão.
● 4: Quando este card for Invocado por Invocação-Link: você pode comprar 4 cards e, depois, colocar 3 cards da sua mão no fundo do seu Deck em qualquer ordem.

Esta carta torna a engine de guardragon uma engine muito boa pois você pode além de montar o combo usando o Red-Eyes Darkness Metal Dragon e os guardragons, você pode tirar os links guardragon utilizando os como matéria para a invocação do saryuja, podendo assim trazer todos os outros monstros que você precisa dependendo do combo que você esteja fazendo, além de poder refazer sua mão sacando as cartas necessárias e voltando as inúteis para o fundo do deck, recomendo utilizar de 2 a 3 cópias desta carta em seu deck.

        Crusadia Spatha



Guerreiro / Link / Luz

2 Monstros de Efeito, incluindo um monstro "Crusadia"

Ganha ATK igual ao ATK original de qualquer monstro para o qual este card apontar. Um monstro para o qual este card apontar não pode atacar. Uma vez por turno, se um Monstro de Efeito for Invocado por Invocação-Especial em uma zona para a qual este card apontar (exceto durante a Etapa de Dano): você pode escolher 1 monstro na Zona de Monstros Principal de qualquer duelista, exceto este card; mova-o para outra Zona de Monstros Principal no campo do seu controlador.

Essa carta tem o mesmo efeito da World Legacy Guardragon de mover um monstro pra outra zona de monstros principais, podendo ser uma escolha mais em conta, claro dependendo de como seu deck está montado, pois ela pede um monstro crusadia, porém se o seu deck contém monstros crusadia, ela facilita muito o combo para chegar em um campo forte utilizando o combo dos guardragon.


        Crusadia Draco


Dragão / Efeito / Vento

Você pode Invocar este card por Invocação-Especial (da sua mão) em Posição de Defesa em uma zona sua para a qual um Monstro Link apontar. Você só pode Invocar "Crusadia Draco" por Invocação-Especial uma vez por turno desta forma. Se este card for Invocado por Invocação-Normal ou Especial em uma zona para a qual um Monstro Link apontar: você pode escolher 1 card "Crusadia" no seu Cemitério, exceto "Crusadia Draco"; adicione-o à sua mão. Você só pode usar este efeito de "Crusadia Draco" uma vez por turno.


Este card, é importante no combo devido o fator dele poder ser special summon onde um monstro link apontar, o que já te dá recurso para invocar um link guardragon, e até recupera cartas crusadia do seu grave para a mão ou extra deck dependendo de como você está utilizando a engine. Podendo variar de deck pra deck recomenda-se 3 dessa carta dependendo do deck que se esteja utilizando.







Agora será apresentado o deck utilizado por Kenny Mccarthy no YCS de Chicago desse ano.



Sua jogada se inicia com apenas 2 monstros crusadia’s na mão para começar o combo utiliza-se o Crusadia Magius no qual busca um monstro crusadia para a mão se um monstro for invocado especialmente na zona onde ele aponta, buscando o Crusadia Draco e seguindo para a Crusadia Spatha onde vc invoca o draco, recicla um crusadia que você usou antes (de preferência o que você deu normal para reutiliza-lo) e faz o Guardragon Elpy, utilizando o efeito da spatha, mude-o para uma zona na qual ele e a spatha apontem, assim podendo usar o efeito do elpy invocando o Red-Eyes Darkness Metal Dragon do deck/mão, depois voltando o draco pro campo com o efeito do red-eyes e com isso fazer o Saryuja Skull Dread com 4 matérias podendo comprar 4 cartas, e continuando seu combo de acordo com o que você tiver de recurso, por exemplo se você tiver ou o Black Dragon Ccollapserpent ou o White Dragon Wyvebuster, você pode seguir seu combo utilizando o guardragon pisty e na hora que o White dragon ou o black dragon vão para o cemitério, você adiciona o outro, exemplo, se você usou o black busca o White, e vice versa, e com o pisty você revive o red-eyes e usa o red-eyes pra reviver o draco e fazer o agarpain a partir de 2 dragões e com efeito do agarpain você trazer de seu extra deck um dragão pra onde 2 monstros links apontam, e dependendo de seu objetivo você pode fazer um beatdown ou fazer controle de campo dependendo da situação.


Pontos fortes e fracos da engine de Guardragon



Pontos fortes:



1º - Aceleração do deck: Essa engine é capaz de acelerar decks que dependem de recursos no cemitério para poder montar campo, auxiliando também no spam de monstros dependendo de como se esteja utilizando a engine.



2º - Invocar monstros: Além da aceleração, outro fator forte dessa engine e o spam de monstro em campo podendo gerar monstros em campo tanto para beatdown como para controle de campo



3º Custo: Pelas cartas da engine em sua maioria cartas de baixa raridade, são poucas as cartas que essa engine necessita.



Pontos fracos:



1º dependência de tipo: Essa engine é baseada apenas em invocar dragões, se algo mudar o tipo dos monstros em campo, essa engine deixa de funcionar instantaneamente.



2º negação de efeitos: Outro problema também é em relação a negação de efeitos, pois uma vez que seu combo pare no meio, seu campo ficará exposto e provavelmente não haverá retorno dependendo da situação.




Espero ter ajudado.


Abraços, Anderson Potye (Team Arena).

Comentários