Trincheiras do Commander - 1vs1 Wizards (MOL)


BOMMM DIIIAAAA VIIIEETINÃÃÃ!!! Estou de  volta com a coluna trincheiras do o commander, e hoje dou continuidade ao assunto de Duel Commander 1vs1 Wizards (MOL), agora que já falamos um pouco sobre as cartas banidas e a última martelada, vamos fazer uma primeira análise sobre o meta game, sem nos aprofundar nas listas ainda; fazendo apenas uma breve explanação sobre os principais decks e cartas mais utilizadas, e como essa é uma coluna semanal prometo continuar com a sequência dessa matéria, e ai sim analisar as principais listas cada uma em um artigo, apesar de amar o formato “mesão” optei por esse tema, já que todos vem se preparando para conquistar vagas em suas lojas para o Circuito Liga Magic 10 (CLM10), nada melhor do que nos prepararmos para o que podemos vir a enfrentar.


A princípio ainda há dominância dos controles tomando uma fatia de 81% dos decks usando esse arquétipo, porém tenham em mente crianças que esses dados são referentes aos últimos 3 meses, por isso alguns decks desse meta eram muito beneficiados pelos tutores e inclusive o falecido Baral ocupa 4ª posição.


Porém atualmente o grande vilão a ser batido são Partner control e Breya, onde Breya com seus artefatos, pois apesar de ocupar o 2º lugar como o deck mais utilizado no formato ainda assim ela sempre obtém bons  resultados, e Claro que como Partner control com Kraum / Tymna, essa dupla vem alcançando as melhores posições e os 2 decks juntos ocupam uma fatia de 43 % do meta, mas não é só isso que os 2 decks tem em comum, pois ambos decks usam estratégias de controle diferentes, mas ainda assim utilizam as mesmas 4 cores, Vermelho, Azul, Branco e Preto, e por isso muitas cartas são comuns nos 2 decks, principalmente em sua base de mana, e acredito que por serem decks de 4 cores uma Blood moon deve fazer muito estrago em sua base de mana, como cartas em comum nas listas é fácil encontrar fatal pushcomando de kolaghanfieryconfluenceespadas em aradosGitaxian Probe, entre tantas outra, como disse, falarei das listas mais adiante.


Já no campo dos Aggros podemos ver que há uma boa divisão da sua fatia de 9%, mas ainda assim temos em 1º lugar  outro partner, porém dessa vez não há dominância de apenas um deck, pois dessa vez temos 2 partners, sendo eles:


Tropical Mustache, com os comandantes Bruse TarlBoorish Herder / Thrasios, Triton Hero, que utiliza as cores Branco, Vermelho, Verde e Azul, e outro deck muito comum que aparece, é Sidar Kondo of Jamuraa /  Tymna the Weaver, por aparecer em tantos decks do meta, Tymna, é bem difícil de ser encontrada, enquanto no primeiro deck Bruse Tarl faz muito estrago, esse é um deck com 3 cores já que esse partner fica Branco, Preto e Verde.


Apesar do pessoal ter muito medo dos combos, esse arquétipo ainda ocupa uma parcela pequena do formato com apenas 11 % e os destaques são para o Mono Black Sidisi, Undead Vizier, e o Mono Green Selvala, Heart of the Wilds, onde Sidisi abusa de magicas de controle e poucas criaturas, Selvala abusa de criaturas poderosas além de mana dorks e ramp.


 Após fazer essa breve explanação dos principais decks, agora mostro à vocês as cartas mais utilizadas nos decks, mais uma vez lembrando que esse meta e essa lista é antes do “Ban” de 09/10/2017.




Na Primeira posição temosChrome Mox, afinal é um formato onde os principais mana rocks do commander são banidos, por isso chrome mox se destaca.


Em segundo lugar e logo atrás não é de se estranhar, que esteja Jace, the Mind Sculptor, já que sempre que se vê uma lista de melhores planeswalker ele sempre está nas primeiras posições.


 E logo após temos uma sequência de counters, já que nessa lista Baral ainda jogava e temos Breya e Partner Control como os decks mais jogados, por isso Mana LeakForce SpikeSpell PierceDazeCounterspell, todos na sequência,.


O recém banido Demonic Tutor, que é um facilitador de combos, além de auxiliar a garantir que se tenha a resposta certa quando precisar.


Logo depois há mais counters, com Remand , e Force of Will.


logo depois temos Snapcaster Mage com a sua função de reaproveitar magicas do cemitério, (normalmente um conter).


Thoughtseize, esse é um dos cards de descarte mais utilizados em formatos competitivos,  


Após temos outra carta que recebeu a martelada que é Vampiric Tutor, outro tutor, com velocidade de instantânea e que custa apenas 1 mana.


Para a próxima posição temos o novo queridinho da galera, Fatal Push, uma ótima remoção de criaturas que custa apenas 1 mana preta.


Um pouquinho mais de counter com Miscalculation.


Essa é uma das remoções que mais gosto na cor branca pois Swords to Plowshares, com apenas 1 mana branca você exila uma criatura e assim sabe que ela nunca mais volta.


O bom e velho raio não poderia ficar de fora da lista das cartas mais usadas Lightning Bolt,


Dark Confidant, é outro velho conhecido da galera que joga formatos competitivos.


E ainda temos outro counter na lista com Memory Lapse, afinal com tantos controles jogando, era de se esperar essa grande quantidade de counters



e por último mas não menos importante o outro descarte de uma mana que além de retirar recursos da mão do oponente ainda te da informação com Inquisition of Kozilek.


Bom Galera por hoje é isso espero que tenham gostado e na semana que vem começo a fazer a análise das listas comentando sobre as cartas mais comuns para aquele comandante, considerando as diversas listas, caso tenham sugestões sobre qual deck começar, é só deixar nos comentários, um grande abraço, e nunca se esqueçam...


Comentários