Analisando archetypes #1 – Luzlunar (lunalight)

Matheus Martins de Almeida 
Team Arena (Yu-Gi-Oh)



Resultado de imagem para lunalight

Antes de começar a falar do deck estarei explicando o post como o titulo diz iremos explicar como o archetype funciona, seus pontos fortes e fracos para que vocês fiquem sabendo todo do deck caso resolvam jogar com o baralho e sendo esse o primeiro archetype que falaremos, a cada capitulo desta série falaremos de algum archetype, e conforme se interessarem vocês podem ter acesso as cartas as quais estarão linkadas sendo redirecionada para a pagina da loja Liga Arena, e no caso de alguma carta não conter link é porque a carta ou coleção está para ser lançada ainda.

Lunalight é um arquétipo formado todo por bestas-guerreiras sendo a maioria dos monstros do atributo TREVAS, focado em trazer as fusões do extra deck para finalizar mais rápido possível o oponente, foram introduzidos no jogo na coleção Shining Victories recebendo apenas um pequeno suporte na coleção The dark illusion



Resultado de imagem para legendary sisters of the rose

 

Graças a nova coleção Duelistas Lendários: Irmãs da Rosa esse deck recebeu novos suportes assim tornando mais consistente fazendo um dele mais ofensivo do que ela já era, agora vamos falar das cartas mais importantes para o baralho focado no arquétipo.

 

1º Caleido Filhote Luzlunar/Lunalight Kaleido Chick

Caleido Filhote Luzlunar (#CIBR-PT091)

Besta-guerreira / Efeito / TREVAS

Uma vez por turno: você pode enviar 1 monstro "Luzlunar" do seu Deck ou Deck Adicional para o Cemitério; o nome deste card com a face para cima no campo pode ser considerado como o desse monstro enviado, se for usado como Matéria de Fusão neste turno. Se este card for enviado para o Cemitério por um efeito de card: você pode escolher 1 "Polimerização" no seu Cemitério; adicione-o à sua mão. Você só pode usar este efeito de "Caleido Filhote Luzlunar" uma vez por turno. Se este card for banido: você pode ativar este efeito; neste turno, os cards e efeitos do seu oponente não pode ser ativados durante a Fase de Batalha.

Nossa primeira carta a ser mostrada é a que permite ir direto para a fusão mais forte do arquétipo seu primeiro efeito mesmo que o custo para a ativação seja enviar um mostro luzlunar para o cemitério pareça um ponto negativo a primeiro momento é isso que a torna uma das mais queridas do deck porque enviar o monstro do extra deck para o cemitério pode resultar em realizar a fusão mais rápido além de começar seus combos. Seu segundo efeito caso seja enviada para o cemitério por efeito (esse efeito não se ativa caso você envie outra copia dela. Lembre-se que enviar por custo e efeito são coisas diferentes no jogo) a faz recuperar a “Polimerização” fazendo a perda de cartas para a invocação ser a menor possível. Seu terceiro efeito de proteger na Fase de Batalha pode ser a diferença de ganhar o duelo nesse turno. Sempre recomendo essa carta a 3 no baralho.





 Ovelha Negra Luzlunar (#SHVI-PT011)

Besta-guerreira / Efeito / TREVAS

Você pode descartar este card e, depois, ativar 1 desses efeitos;

● Adicione 1 monstro "Luzlunar" do seu Cemitério à sua mão, exceto "Ovelha Negra Luzlunar".

● Adicione 1 "Polimerização" do seu Deck à sua mão.

Se este card for enviado para o Cemitério como uma Matéria de Fusão para uma Invocação-Fusão: você pode adicionar à sua mão, 1 Monstro Pêndulo "Luzlunar" com a face para cima do seu Deck Adicional ou 1 Monstro "Luzlunar" do seu Cemitério, exceto "Ovelha Negra Luzlunar".




A segunda carta é nossa buscadora da polimerização do deck fazendo ser importantíssima no deck pois assim você evita ao máximo não fazer uma fusão no seu turno e poder batalhar sem fazer uma fusão nesse baralho é triste além de seu segundo efeito ser bem parecido com o segundo da Kaleido Chick fazendo esse deck sempre recuperar o máximo de recurso possível




Tigresa Luzlunar / Lunalight Tiger (#SHVI-EN013)
Besta-guerreira / Pêndulo / Efeito / LUZ

Efeito de Pêndulo


Uma vez por turno: você pode escolher 1 monstro "Luzlunar" no seu Cemitério; Invoque-o por Invocação-Especial, mas ele não pode atacar, seus efeitos são negados e, além disso, ele é destruído durante a Fase Final.


Efeito de Monstro

Se este card no campo for destruído em batalha ou por um efeito de card: você pode escolher 1 monstro "Luzlunar" no seu Cemitério; Invoque-o por Invocação-Especial. Você só pode usar este efeito de "Tigresa Luzlunar" uma vez por turno.


Nossa terceira carta para analise e nossa primeira de atributo LUZ (não se acostumem com esse atributo no arquétipo Luzlunar) seu efeito pêndulo é um jeito de garantir que sempre exista um monstro para realizar fusão alem de como por exemplo a Kaleido e a Ovelha ainda ativarão seus efeitos caso enviada no cemitério por se resolver no mesmo. Seu efeito de monstro serve mais para proteção ou invocar a Gata Azul do cemitério e se proteger





Loba Luzlunar / Lunalight Wolf (#SHVI-EN012)

Besta-guerreira / Pêndulo / Efeito / LUZ

Efeito de Pêndulo

    
Você não pode Invocar monstros por Invocação-Pêndulo, exceto monstros "Luzlunar". Este efeito não pode ser negado. Uma vez por turno: você pode Invocar por Invocação-Fusão 1 Monstro de Fusão "Luzlunar" do seu Deck Adicional, ao banir as Matérias de Fusão listadas nele do seu campo ou Cemitério.


Efeito de Monstro

Se um monstro "Luzlunar" que você controla atacar um monstro em Posição de Defesa, cause dano de batalha perfurante ao seu oponente.

Ok vamos ignorar seu efeito de mostro que é bem irrelevante e focar no seu efeito pêndulo e porque você deveria usar 3 ou 2 delas no baralho. Você ser capaz de banir monstros do cemitério para realizar fusões é algo que muitos decks de fusões ainda não conseguem realizar com cartas dentro do seu arquétipo o que ajuda a combar com a Kaleido pois a Kaleido vai encher o cemitério com matérias para fusão enquanto a Loba vai banir para fundir e se banir a Kaleido irar ativar o terceiro efeito dela resultando que você batalhe tranquilamente e possivelmente na sua vitória.




Marta Amarela Luzlunar / Lunalight Yellow Marten (#LED4-EN047)

Besta-guerreira / Efeito / TREVAS

Se essa carta estiver na sua mão ou cemitério: você pode escolher 1 carta “Luzlunar” que você controla, exceto “Lunalight Yellow Marten”; retorne essa carta a sua mão, e se fizer, invoque essa carta especialmente em posição de defesa, mas bana quando ela deixar o campo. Se essa carta é enviada para o cemitério por efeito de uma carta: você pode adicionar uma magia/armadilha “Luzlunar” do seu baralho para sua mão. Você só pode ativar cada efeito dessa carta uma vez por turno.


A nova carta que está vindo com a coleção Duelistas Lendários: Irmãs da Rosa é a que permite buscar quaisquer carta magica ou armadilha do deck fazendo que caso usada pra fusão você busque algo do deck e mesmo que seu primeiro efeito de retornar uma luzlunar do campo para a mão para se invocar da mão ou cemitério parece inútil ela permite retornar os monstros pêndulos do deck fazendo com que o efeito da Tigresa e da Loba possam ser utilizados novamente no mesmo turno.





  Leoa Dançarina Luzlunar / Lunalight Leo Dancer (#LED4-EN054)

Besta-guerreira / Fusão / Efeito / TREVAS

"Pantera Dançarina Luzlunar" + 2 monstros "Luzlunar"

Deve ser Invocado por Invocação-Fusão com as Matérias de Fusão acima e não pode ser Invocado por Invocação-Especial de nenhuma outra forma. Não pode ser escolhido como alvo ou destruído por efeitos de card do seu oponente. Este card pode realizar um segundo ataque durante cada Fase de Batalha. Uma vez por turno, no final da Etapa de Dano, se este card atacou um monstro: você pode destruir todos os monstros Invocados por Invocação-Especial que seu oponente controla.


Nossa ultima carta dessa analise é o monstro boss do deck sendo um dos poucos monstros boss que ultrapassam os 3000 de ATK no yu-gi-oh essa carta é aquela que você tentara trazer para ganhar o duelo pois além da sua proteção ela tem a capacidade de limpar todos os monstros do oponente garantindo o máximo possível que seu segundo ataque seja um direto ao seu oponente.



DECK PARA EXEMPLO – 40 CARTAS







O deck por ser do tipo beatdown se sai melhor começando em segundo pois assim é capaz de atacar seu oponente.

Estados do arquétipo

Pontos fortes:

1º - Ataque: Esse deck é capaz de bater de frente com a maioria dos monstros do jogo e tira-los do campo na batalha ao mesmo tempo que sua boss não sairá do campo tão facilmente

2º - Invocar monstros: Alem do ataque esse arquétipo invoca rapidamente seus monstros mais fortes pro campo tornando um beatdown bem veloz ( talvez perdendo só para os Crusadia )

3º - Recuperação: Elas com uma carta podem recuperar seu monstro boss facilmente um baralho que se seu oponente não controlar por completo o campo irar ter que encarar a  Leoa Dançarina Luzlunar novamente.
4º Custo: Por ser um arquétipo bem fechado você vai gastar pouco se comparado as outros decks inclusive a nova coleção Duelistas Lendários: Irmãs da Rosa já te oferece um core muito bom desse deck fazendo assim seus gastos serem os menores possíveis.

Pontos fracos:

1º Defesa: Enquanto ela tem um ataque excelente elas não se defendem muito isso quer dizer que elas não têm nada para interagir no turno do seu oponente caso elas tenham você precisa adicionar algo de fora do arquétipo para isso.

2º Sacar: Mesmo com os searchers esse baralho não tem nada para sacar mais então se quiser algo específico ou fora do arquétipo você precisa sacar durante a draw phase ou como para resolver o problema da defesa adicionar algo de fora pois a capacidade delas para isso sozinhas é quase nula ainda mais quando você precisa muito recuperar seu campo.

3º Travado no arquétipo: Esse deck dificilmente se combinará com outros fazendo dele quase sempre um deck Lunalight puro.


Espero ter ajudado, e como pode se ver este deck além de ter uma estratégia eficaz para alcançar a vitória rapidamente, o deck tem recursos nos quais podem recuperar a boss do deck e dependendo de como estiver a situação do jogo, muitas vezes pode ser a sua vitória.

Abraços, Matheus Martins de Almeida - Team Arena (Yu-Gi-Oh)

Comentários