Efeitos de monstros como ler e como saber o tipo

 Matheus Martins de Almeida 

Team Arena (Yu-Gi-Oh)


Hoje vou falar sobre os tipos de efeitos de monstros que você pode encontrar no Yu-gi-oh para que você possa entender e como ativar ou saber quando já estão ativos no campo.
Os efeitos de monstros são separados em 5 tipos sendo efeito contínuos, ignição, gatilho, rápido e virar.
Entender como funciona, ativa e resolve esses efeitos são essenciais para a compreensão do jogo e a seguir estarei falando de cada um deles.

Efeitos contínuos são efeitos que enquanto o monstro estiver virado com a face para cima esse efeito “existe” no campo por isso eles nunca se ativam como por exemplo Jinzo de negar as armadilhas e Trickstar Lycoris de causar dano ao oponente.



Efeitos de ignição são aqueles que você só pode ativar na Fase Principal 1 ou 2, você escolhe quando ativar e você não é obrigado a ativar o efeito se não quiser lembrando que alguns desses efeitos não necessariamente precisam de um custo para se ativar alguns exemplo de monstros com esses efeitos são Dragão do Julgamento onde você pode escolher ativar ou não seu efeitos de destruir todo o campo ou o monstro Soldado do Lustro Negro - Enviado do Princípio onde vale o mesmo você pode escolher banir ou não um monstro do oponente.



Efeitos de gatilho são efeitos que precisam de uma condição especifica para acontecer podendo ser opcionais ou não.
 - Quando forem opcionais geralmente terão “você pode” ou “you can” antes do efeito como o ultimo efeito da Valquíria-Vierte para invocar outra valquíria do baralho, quando ele for destruída você pode escolher invocar uma ou não.

Resultado de imagem para valquiria vierte

 - Os obrigatórios ativam automaticamente quando a condição de gatilho acontecer e irão acontecer independente da vontade do duelista tal como o do Raiden, a Mão dos Luminosos que na fase final vai enviar 2 cartas do topo do deck para o cemitério.


Efeitos rápido são de Velocidade 2 no jogo e vão estar escrito “Durante o  [ turno/fase/especifica] uma fase de qualquer duelista” "During either player's [turn/Phase/Step]" ou simplesmente antes ou depois do efeito vai estar escrito “Isso é um efeito rápido” "(this is a Quick Effect)" como o Habitante do AbismoRei Absoluto de Mochila a Jato e a Cauda de Fadas - Luna.



Efeitos de virar são fáceis pois são identificados pela palavra “Virar” ou “Flip” antes do efeito. Eles apenas ativam quando o monstro é virado de face para baixo para a face para cima tendo alguns exemplos como Guru Subterror e Dendrite Krawler.


Abraços, Matheus Martins de Almeida - Team Arena (Yu-Gi-Oh)



Comentários