Magic e o mercado especulativo

Por Aloyr Rezende,
Equipe Liga Arena


Fala galera, aqui é o Aloyr falando de um tema muito doido que acompanha o jogador de magic desde  os tempos mais primórdios. O mercado especulativo.

Afinal, o que você quer dizer com isso? Bem, você ja deve ter percebido, ao longo de sua vida no magic, que muitas cartas sobem a preços absurdos de repente, de uma hora para outra. Se você for um cara esperto deve ter percebido que isso não acontece exclusivamente por algum fator de raridade ou mesmo por power level da carta.

Existem vários motivos que podem levar a ascenção meteórica de uma carta, e eu, como sou um jogador que quer mais jogadores no Magic, vou tentar explicar algumas coisas sobre esse mercado e como você pode prever ou até mesmo investir corretamente. Vamos lá.


Créditos: Wizards of the Coast



Jogabilidade x Raridade x Especulações x Oferta e Procura



A primeira coisa que você precisa entender antes de começar a pensar no "absurdo dos preços" é a simples regra da oferta e da procura. Aliás, se você fizer os paralelos corretos, poderá usar isso na sua vida para quase tudo (até mesmo para relacionamentos humanos), porque é simplemente uma regra lógica.

Se existe algo em abundancia, o preço disso é reduzido (e as vezes é até de graça). Se é raro e procurado, o preço aumenta. Podemos ver isso claramente na recente greve dos caminhoneiros, quando o combustível alcançou inclusive picos de 10 reais o litro em alguns lugares.

No magic ísso não é diferente, cartas muito difíceis de se achar, são mais caras e cartas muito fáceis são usadas de proteção para outras cartas no pedido do correio. Então, podemos por num lápis uma conta simples. Se uma edição é lançada hoje, o preço das cartas tende a estabilizar em um certo ponto até que a edição não seja mais vendida. A partir daí os preços começam a aumentar pois a tiragem não sairá mais e logo ela será mais rara.

Ok, se fosse só isso seria muito simples, mas temos outros 2 fatores que impactam fortemente no preço das cartas. A especulação e a jogabilidade.

Falando de jogabilidade, esta é simples de saber. Quanto melhor uma carta se enquadrar dentro de decks que estão jogando no meta dos formatos, mais valiosa ela é. Isso é lógico. Se algo é bom, então a mesma aumenta de preço.

Porém, junto com a jogabilidade vem a especulação, e esta é uma das maiores responsáveis em fazer os preços subirem e descerem no Magic. Uma carta muitas vezes possui certo potencial, e o mesmo é explorado por jogadores e dealers. Isto faz os valores as vezes explodirem mesmo na pré venda.

A expeculação muitas vezesa mostra-se certa ou errado, (e muitas vezes o errado é predominante) e isto é o que realmente frusta bastante os jogadores. Muitas vezes gasta-se muito em cartas, e no final o ganho não é exatamente o que se esperava.

De posse dessa realidade, que é exatamente o que acontece muito e desanima muitos jogadores, o que devemos fazer? Eu tenho algumas coisas que acredito que podemos seguir para tentar contornar um pouco essa loucura dos mercado.


1 - Aproveitar a pré venda o mais cedo o possível


Esta é uma ótima dica para jogadores que desejam pagar o menor preço em cartas que efetivemente entrarão dentro da especulação. Procure estas cartas de cara e o mais cedo o possível. Depois que entrarem efetivamente na especulação, aconselho a freiar e não comprar até ter uma definição do mercado e da jogabilidade da mesma.


2 - Analisar os efeitos diferentes das cartas


O magic possui padrões. E esses padrões se repetem em cartas constantemente. Cartas padronizadas são simples de analisar, mas e quando temos cartas como "Goblin Lore"? Este é um exemplo de carta que tem uma habilidade um tanto diferente do padrão por um custo bem baixo. Ninguém imaginava que ela veria jogo (ninguém exceto aquele amigo gordinho que gosta de inventar decks brisas)... Então estas e muito outras são exemplos de como certas cartas podem de fato sair do nosso espectro de controle.

Viu uma carta diferente, com custo baixo e com possibilidades mal aproveitadas no momento? Aconselho investir e deixar guardado. Uma hora algum asiático nascido de um baiacú vai inventar alguma coisa bizarra e esta carta vai subir de preço


3 - Cartas FOIL


Bem, este é um tema que causa repúdio em alguns jogadores, mas creio que posso afirmar com uma boa margem de segurança que cartas foil desvalorizam muito menos que as outras. O fato dela ser foil torna ela mais rara que o normal (e mais bonita). Minha dica é, compre cópias de cartas foil que não tenham explodido de preço. Acredite, esta carta poderá ficar muito cara logo, inclusive para colecionadores. Então, conselho de quem se fodeu muito passando foil a preço de banana = COMPRE/GUARDE FOILS


4 - Cartas de artes diferentes


Invista em cartas de FNM, cartas de juiz, cartas de tiragem limitadíssima. Essas cartas vão ficar muito mais caras que as normais. É sempre bom ter em mente isso para não se arrepender.


5 - Reprint antigo de cartas


Você vai comprar uma cólera de deus, você compra a edição mais nova ou a mais antiga? Conselho, sempre compre a mais antiga, mesmo que seja um pouco mais caro ou mais feio. Os valores de tiragens antigas tendem sempre a crescer.


Créditos: Wizards of the Coast

6 - Não pague preços abusivos


Este é mais uma campanha que uma dica. Gente, NÃO COMPREM CARTAS MUITO ESPECULADAS. Isso é um mercado que só existe porque os consumidores, movidos por sonhos de serem pró, permitem. Porra, a carta é incomum, a edição está vendendo e a carta (tiragem básica) está mais de 15 reais, mais que um booster da edição as vezes, VOCÊ PAGA????? Caralho bicho, não seja uma vítima da ganancia alheia. Mande o cara tomar no meio do cú dele e não compre.

Precisa da carta?? Peça emprestado, alugue, sei la... Em último caso, pague. Temos que acabar com essa ideia de uma vez.

Enfim, pessoa, escrevi um pouco por cima, mas se quiserem tirar dúvidas, dar sugestões ou discutir o tema, sou sempre ouvidos para vocês e podem contar comigo.

Beleza?

Abração gente.

Comentários