Wizards: Papel Cartão Para Jogar

Da última vez eu estava falando sobre revestimentos, com foco no acabamento que aplicamos na face das nossas cartas. Nessa parte, gostaria de me aprofundar naquilo que é literalmente o meio de uma carta de Magic na sua mão – o papel.



Obviamente, o papel do Magic não é um papel comum. É papel cartão usado para jogos (também chamado de padrão) porque os requerimentos de performance de uma carta para jogar são diferentes de uma peça de jogo qualquer. Embora você possa escolher não embaralhar suas cartas dobrando-as pelas laterais (riffle shuffle), você certamente poderia, pois nosso cartão para jogar é projetado para ser dobrado e embaralhado sem deixar marcas ou casar danos ao material padrão.

Como isso é possível? Porque a maior parte do papel do Magic é na verdade duas folhas de papel especial com espessura e peso específicos que foram laminados em conjunto. Essa construção é o que dá ao cartão o seu “encaixe”, um termo que utilizamos coletivamente para descrever a maleabilidade, rigidez e força do papel. No centro existe uma cola especial e, no caso do nosso material padrão Magic essa cola central é azul. O principal propósito desse miolo escuro é outro requerimento específico de cartas para jogar – a opacidade. Mesmo papeis normais razoavelmente espessos são meio transparentes quando segurados contra a luz e você certamente não quer ser capaz de olhar através das cartas durante o jogo!

Outro elemento que é frequentemente subestimado em um bom cartão para jogos é o revestimento da superfície. O revestimento do papel é diferente do revestimento da pintura porque é aplicado em camadas e calandrado (polido) na lixadeira durante a produção para atingir a superfície desejada. As propriedades nas quais estamos mais interessados nesse revestimento são a brancura, brilho e maciez.

Para o Magic, nossos papéis são matte (porque não queremos brilho excessivo) e possuem uma superfície plana e macia para impressão. Essa superfície funciona juntamente com nossos revestimentos de pintura, para alcançar uma aparência e sensação específicas.

Essa é a construção técnica de uma carta de Magic, mas sei que não é por isso que muitos de vocês vieram aqui pra ler. Eu tenho lido inúmeras teorias interessantes, especialmente desde meu último artigo, sobre como nós mudamos o material padrão do Magic com o passar do tempo. Para o material primário, digo que a especificação não mudou. Nosso cartão para jogar proprietário de Magic tem a mesma especificação exata desde 1993. Mesma espessura (ou calibre), mesmo peso base, mesma cor de núcleo, mesmo processo de fabricação desde o início. Não quer dizer que não existam diferenças. Papel é um produto natural e por isso é feito de diferentes polpas naturais, não existem duas folhas de papel exatamente iguais. Todavia, aprimoramentos na tecnologia e no processo asseguram que as folhas produzidas hoje são as mais consistentes de todos os tempos.
Outro fator interessante é que nosso cartão primário é feito na mesma fábrica de papel na França desde que o Magic surgiu.

Além de ser o lugar de nascimento do papel cartão padrão de Magic, essa fábrica é uma instalação sustentável. Ela gera sua própria energia a partir dos resíduos que ela produz! Claro, o papel do Magic é sustentável também. Todas as polpas usadas no nosso papel cartão para jogar tem certificado da FSC de 100% de colheita sustentável.

Apesar dessa historio e grandes avanços no processo de nosso papel que dura bastante tempo, buscamos continuamente por aprimoramentos – a próxima geração de papel cartão para jogar.
Dois anos atrás nos trabalhamos com nossos parceiros para desenvolver e qualificar um produto padrão de Magic para o mercado japonês. Essa matriz é única porque ela possui uma construção multicamadas diferente que possui todas as características técnicas de papel cartão para jogar, mas as combina com um acréscimo de estabilidade dimensional. Nós conseguimos até mesmo acrescentar material reciclado na polpa certificada desse cartão.

Apesar de ser originalmente exclusivo para o Japão, estamos trabalhando para aumentar o alcance das cartas produzidas usando esse padrão. Na verdade, todos os jogadores do mundo poderão experimentar esse padrão com o lançamento de Battlebond.

Espero que você tenha achado esse olhar sobre papel cartão padrão para jogar interessante. Na próxima, vou mostrar os bastidores do processo de como pegamos uma carta a partir de um punhado de partes digitais na tela de um computador para a máquina de impressão.


Até lá.

Traduzido para a Liga Arena em 13/08/2018 por Hélio Barbosa. Clique aqui para acessar o original, intitulado “Playing Card Board”, por Tom Wänerstrand)

Comentários