BOMMM DIIIAAAA VIIIEETINÃÃÃ!!! Boa noite galera, estou de volta diretamente das Trincheiras do Commander, com a segunda parte do artigo que fala das cartas BBs (boas e Baratas) para commander Multplayer, caso não tenham visto a primeira parte.
É muito difícil em se falar de um staple verde e não pensar em ramps, e esse velhinho é excelente, pois custa apenas 1G é uma criatura 1/1 com a habilidade, sacrifique Ancião da Tribo Sakura, você pode procurar por um card de terreno básico e coloca-lo em campo virado, isso mesmo meus amigos, em campo, essa é uma das cartas mais uteis em decks verdes que tenham mecânicas de reanimação como Meren e Karador, mas ela cabe em qualquer deck, pois você pode usa-la para bloquear e depois do bloquei ainda sacrifica-lo e buscar um terreno básico.
Esses anciões verdes, são uns carinhas muito legais, pois esse outro velhinho custa 1GG é uma criatura 2/1 com duas habilidades, a primeira é desencadeada, e diz que quando ele morre, você pode procurar em seu grimório por 2 terrenos básicos e colocá-los na mão e a segunda é ativada, onde você paga 2 manas incolores, sacrifica ele e compra uma carta, e nessa hora você desencadeia a primeira habilidade, ou seja é uma criatura que garante que você tenha 2 terrenos na mão buscando por algum terreno que gere alguma cor que você não tenha, além de te dar a compra de uma carta.
Esse encantamento ele além de versátil te ajuda a ter um certo controle na mesa, pois ele segue com a ideologia de “tax”, pois ele faz com que as magicas de artefatos e encantamentos que seus oponentes conjurem custem 2 manas incolores a mais, além disso ela exerce um certa pressão pois a qualquer momento você pode sacrificar Aura de Silencio, e destruir um artefato ou encantamento, e por esse motivo, os seus oponentes pensarão 2 vezes antes de colocar em campo os seus principais artefatos e encantamentos.
Essa é uma criatura muito boa, e que eu gosto muito, apesar do seu custo 3WW, vale a pena, pois ela tem voar, proteção contra o preto, é 2/2 e quando entra no campo de batalha você pode voltar a criatura alvo de seu cemitério para campo de batalha, isso sem nenhuma restrição ou condição, simplesmente reanima uma criatura; mas como o mundo não é feito só de flores, ela tem um defeitinho, pois ela tem Echo (se ela entrou em campo no ultimo turno, você tem que pagar o seu custo 3WW, no da sua manutenção, caso contrário, sacrifique ela), mas sabendo usa-la esse defeito pode se tornar uma vantagem, pois ela combina muito bem com Asas daAlvorada / Reveillark, (outra Staple), pois Reveillark, custa 4W
é uma criatura com voar 4/3 com habilidade de que quando morre você pode voltar de seu cemitério para o campo de batalha até 2 criaturas alvo, com poder menor ou igual a 2, assim você pode ficar alternando entre as 2 criaturas no campo, além de um bônus de ganhar mais uma criatura, pois basta você não pagar o custo de Echo de Guia Cármico, para que ela esteja no cemitério, e ai fazer Reveillark, que que quando morrer reanima o Guia e mais uma criatura, e o Guia pode assim reanimar o próprio Reveillark.
Para aqueles que acham que decks pretos não tem ramps ou dorks, eu lhes apresento
Esse carinha 2/2 que custa 3B, tem uma habilidade muito peculiar, pois ele faz com que cada vez que você virar um pântano que você controla para gerar mana, esse pântano adiciona B a mais além de outros tipos de mana que ele produza, ou seja virou um pântano gera 2 manas, mas a cereja do bolo desse carinha é que ele tem mais uma habilidade muito boa para aproveitar toda essa mana extra, pois ele tem “Extorquir”, (sempre ique você conjura uma mágica, você pode pagar uma mana W ou B, e se o fizer, cada oponente perde 1 ponto de vida, e você ganha aquela quantidade de pontos de vida).
Zenite do Sol Negro esta entre as remoções mais usadas do preto, é claro que Danação e Toxic Deluxe, ainda são as mais usadas, mas Sol negro, custa muito menos que as citadas, e custa XXBB, e coloca um marcador -1/-1 em cada criatura para cada XX que você pagou, sendo muito útil para acabar com criaturas indestrutíveis mas o melhor de tudo, é que depois de que ela resolve, você a embaralha no seu deck, podendo comprá-la novamente.
Bom no vermelho é bem difícil de fugir de uma remoção em massa de artefato, como no último artigo falei de Vandalblast, nesse falo de
Essa Cartinha linda e baratinha, vai ser um verdadeiro terror para aqueles seus amiguinhos que insistem em combar com um monte de artefatos, pois pelo custo de XR, destrói todos artefatos com custo de mana X ou menor, simples e objetivo.
Sou muito suspeito para falar dessa carta, pois eu adoro ela, pois é um ótimo custo beneficio, pois custa 2R, é uma criatura 2/3, e toda vez que ela atacar, você coloca em campo 2 fichas de criatura vermelha do tipo humano 1/1 atacando, ou seja pelo preço de 1 você faz 3 ou mais criaturas, sendo muito boa para popular a sua mesa, e por esse motivo ela é perfeita para decks com muitos equipamentos.
Quando, eu vi, que essa carta estava dentro do nosso orçamento de 10 moedas BR, não acreditei, pois esse é considerado um dos melhores clones já feitos, pois ele custa apenas 1U e entra em campo como uma cópia de uma criatura que já esteja em campo, mas é claro que não pode ser tão bom sem um defeitinho, bem ele tem, e esse defeito é que se ele for alvo de uma magica ou habilidade, você o sacrifica, ele combina muito bem com Titã de Sol, pois ao copiá-lo, você desencadeia a sua habilidade de voltar uma permanente de custo 3 ou menos para o campo de batalha, e se ele estiver no cemitério nada melhor do que o nosso titã reanimar Imagem Fantasmal e assim você ficar com 2 titãs.
Se você joga commander e gosta odo formato aconselho você a ter pelo menos 1 ou 2 desse barqueiro em sua pasta, pois esse carinha é responsável por muitos combos e interações com entrada de criaturas, e quando esta em campo causa calafrios nos oponentes, ele custa 4UU é uma criatura 5/5 (não morre fácil, muito menos para raio), e tem habilidade de soulbound, que faz com que ele seja “pareada” com outra criatura, e tem habilidade de enquanto estiver “pareada” você pode pagar 1U exilar e retornar a criatura (“blink”), ativendo os seus efeitos de entrar em campo, e pode fazer isso diversas vezes, veja alguns exemplos.
Nosso amiguinho solene quase ficou de fora, mas por muito pouco ele coube no orçamento, essa criatura artefato não pode faltar nos seus decks de commander, ele custa 4 manas incolores, e quando entra no campo de batalha você pode procurar por um terreno básico e colocá-lo no campo de batalha virado, mas não é só isso, ele tem ainda mais uma habilidade, pois quando ele morre, você pode comprar uma carta, ele é bom quando entra em campo e quando morre, servindo para atacar ou bloquear.
Bom se você tem um deck cheio de criaturinhas, fichas, ou que desencadeiam habilidades quando morrem, você vai querer um Altar de Ashnod no seu deck, pois esse artefato de 3 manas tem habilidade, sacrifique uma criatura, e gera 2 manas incolores, além disso é motor para alguns combos, confira:
E existem muitos outros, por isso vale a pena possuir algumas cópias dessa carta para uso em seus decks ou para negociações futuras.
Muitas vezes Planeswalkers são difíceis de se remover, é ai que entra essa lindo feiço, e mesmo sendo um feitiço é excelente, pois custa apenas RB, e tem a versatilidade de poder ser usado para destruir Planeswalker ou criatura.
E já que a palavra é versatilidade, ainda lhes falo de Putrificar / Putrefy e também Mortificar /Mortify,
Ambas são muito parecidas, pois elas tem custo convertido em 3, são magicas instantâneas que destroem a criatura alvo, e Putrificar pode destruir artefato, e Mortificar pode destruir um encantamento.
Bom galerinha espero que tenham gostado de mais uma parte dessa série que tem objetivo de mostrar cartas uteis e não tão caras, caso tenham sugestões é só falar que tentarei abordar o tema em um próximo artigo.
Um grande Abraço e não se esqueçam....
PS: Agradecimento especial para o amigo de "mesão" Leonardo Molinari, que deu a ideia de iniciar essa série, grande abraço.
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