Analisando Engines #1 – Lightsworn

Anderson Potye
Team Arena (Yu-Gi-Oh)



Antes de começar a falar da engine e do deck, estarei explicando o post como o título diz iremos explicar como a engine funciona, seus pontos fortes e fracos, onde essa engine se encaixa para que se possa ter uma eficácia maior, para que vocês fiquem sabendo tudo da engine e também do deck, caso vocês se interessem em utilizar a engine em algum deck seu ou resolvam jogar com o baralho e sendo esse a primeira engine que falaremos, a cada capítulo desta série falaremos de alguma engine, e conforme se interessarem vocês podem ter acesso as cartas as quais estarão linkadas sendo redirecionada para o site da loja Liga Arena.

Lightsworn é um arquétipo e também uma engine na qual consiste em mandar as cartas do seu deck para o cemitério(milling) e assim fazer vantagem com as cartas que ativam ao ir para o cemitério podendo extender ainda mais o combo, e também para poder atingir certas condições de invocação com uma certa facilidade, sendo a maioria dos monstros do atributo luz, focado em trazer inúmeros monstros para o campo e também utilizando muito os recursos presentes extra deck para finalizar mais rápido possível o oponente ou para controlar o campo, foram introduzidos no jogo na coleção Light of Destruction, e recebendo alguns suportes com o passar do tempo, tais como a versão obscura dos primeiros lightsworns, presentes na coleção Code of The duelists conhecido como twilightsworns, com o passar do tempo, diversos reprints das cartas lightsworn tiveram reimpressões, podendo auxiliar muito para encontrar as cartas necessárias para utilizar essa engine, agora falaremos das cartas principais nessa engine.

   Raiden, a Mão dos Luminosos / Raiden, Hand of the Lightsworn

Raiden, a Mão dos Luminosos / Raiden, Hand of the Lightsworn (#SDLI-EN003)

Guerreiro  / Regulador / Efeito / LUZ

Durante sua Fase Principal: você pode enviar os 2 cards do topo do seu Deck para o Cemitério e, depois, se qualquer monstro "Luminoso(a)" foi enviado para o Cemitério por este efeito, este card ganha 200 de ATK até o final do turno do seu oponente. Você só pode usar este efeito de "Raiden, a Mão dos Luminosos" uma vez por turno. Uma vez por turno, durante sua Fase Final: envie os 2 cards do topo seu Deck para o Cemitério.




   A primeira carta apresentada, é a principal carta da engine para já começar a mandar as cartas de seu deck para o cemitério pois as 2 cartas que você manda pelo efeito dele pode resultar em um combo ainda maior e em casos específicos pode até trazer a vitória pois você conseguira desencadear um combo muito mais forte , e também por ser um regulador, já lhe dá a possibilidade de fazer um sincro, ou um XYZ para continuar a mandar cartas do deck para o cemitério e assim poder gerar combos ainda maiores, como quase toda a maioria das cartas desse arquétipo ele envia cartas do topo do deck pro cemitério na end phase, mas na grande maioria das vezes você utilizara ele para invocações sincro, xyz ou link dependendo de sua estratégia,  recomendo que utilize de 2 a 3 cartas dependendo da forma que você utilizar a engine, e caso esteja utilizando puro recomendo 3 cópias desta carta.











Lumina, a Invocadora Luminosa / Lumina, Lightsworn Summoner (#RYMP-EN102)

Mago / Efeito / LUZ

Uma vez por turno: você pode descartar 1 card e, depois, escolher 1 monstro "Luminoso(a)" de Nível 4 ou menos no seu Cemitério; Invoque o alvo por Invocação-Especial. Durante cada uma das suas Fases Finais: envie os 3 cards do topo do seu Deck para o Cemitério.

 A segunda carta é basicamente um reborn de qualquer lightsworn de nível 4 ou menor, sendo assim uma carta muito importante na engine pois assim você recupera recurso do seu cemitério pelo custo de descartar uma carta da sua mão, podendo lhe dar uma vantagem dupla de acordo com a sua estratégia, por exemplo descartando uma carta que ativa efeito logo que vai para o cemitério, podendo também começar uma sequência de invocações de monstros poderosos podendo gerar um controle de campo ou podendo reunir recursos para um beatdown, recomendável utilizar 2 dela na engine, ou 3 se for no deck lightsworn em si.




Investida da Brigada da Luz / Charge of the Light Brigade (#AP05-EN011)

Card de Magia

Envie os 3 cards do topo do seu Deck para o Cemitério; adicione 1 monstro "Luminoso(a)" de Nível 4 ou menos do seu Deck para à sua mão.

Nossa terceira carta para analise é a carta buscadora do arquétipo e a principal da engine, pelo custo de enviar as 3 cartas do topo do deck para o cemitério, você adiciona um monstro lightsworn de nível 4 ou menos para sua mão, é uma carta que ao utilizar essa engine ou no deck puro em si, é necessário utilizar 3 cópias desta carta, e dependendo do que você envie do seu deck para o cemitério você pode começar um combo a partir disso, por exemplo se você está usando a engine de lightsworn no deck de dinossauro e envia o Overtex Qoatlus, além de adicionar o lightsworn que você precisa para a mão, você ainda adiciona uma Double Evolution Pill, já podendo deixar um campo ainda mais forte dependendo do jeito que você pretende utilizar, seja para beatdown ou para controle de campo.




Wulf, a Besta Luminosa / Wulf, Lightsworn Beast (#RYMP-EN103)

Besta-guerreira / Efeito / LUZ


Não pode ser Invocado por Invocação-Normal/Baixado. Deve ser Invocado por Invocação-Especial por um efeito de card. Se este card for enviado do seu Deck para o Cemitério: Invoque-o por Invocação-Especial.


Essa carta tem sua importância na engine por podermos joga-la no cemitério com uma certa rapidez ja gerando recursos em campo rapidamente, assim podendo gerar mais combos de acordo com a sua estratégia ao usar essa engine, e mesmo que ele venha na mão, ainda serve de descarte pra quaisquer efeitos nos quais tenham um custo de descarte, dependendo de como você aplica a engine é recomendável utilizar no máximo 2 cópias dessa carta, pois essa carta quando está na sua mão é um peso morto.









 Recarga Solar / Solar Recharge (#LODT-EN052)


Card de Magia

Descarte um monstro “luminoso”, compre 2 cartas depois envie 2 cards do topo do seu deck para o cemitério.


Dentro do arquétipo esta carta e a que dá draw power, e além disso você pode descartar uma carta luminoso da sua mão para o cemitério, isso muitas vezes pode ser vantajoso pois a carta que você descarta, pode ser algo que você não esteja conseguindo utilizar naquele momento, ou mesmo para combar ainda mais, e além disso as 2 cartas que você compra e as que você envia do topo do deck para o cemitério dependendo dos recursos que você tiver a partir disso pode gerar uma vantagem considerável seja pra controle de campo ou beatdown, isso de acordo de como estiver a sua estratégia que você está utilizando, como uma das cartas mais importantes da engine, recomendável 2 ou 3 copias desta carta no deck.






Minerva, a Luminosa Exaltada / Minerva, the Exalted Lightsworn

Fada / XYZ / Efeito / LUZ

2 monstros de nivel 4

Você pode desassociar 1 matéria deste card; envie os 3 cards do topo do seu Deck para o Cemitério e, depois, compre cards igual ao número de cards "Luminoso(a)" enviados para o Cemitério por este efeito. Se este card for destruído em batalha, ou se este card em posse do seu dono for destruído por um efeito de card do oponente: você pode enviar os 3 cards do topo do seu Deck para o Cemitério e, depois, você pode destruir cards no campo até o número de cards "Luminoso(a)" enviados para o Cemitério por este efeito. Você só pode usar cada efeito de "Minerva, a Luminosa Exaltada" uma vez por turno.


Nossa ultima carta dessa analise é a mais importante para gerar recursos através de enviar cartas do deck pro cemitério(millar), pois além de ela millar 3 cartas do topo do deck e você sacar uma para cada lightsworn millado, ela tem um efeito destrutivo que se ativa quando ela é destruída pelo oponente e enviada para o cemitério, que você envia mais 3 cartas do topo do deck para o cemitério e para cada lightsworn enviado por esse efeito você destrói uma carta que seu oponente controla (sem dar alvo), sendo então uma carta muito boa a ser utilizada na engine, e a melhor carta do arquétipo, quando se esta usando o deck de lightsworn puro, recomendável usar 1 ou 2 cópias dessa carta no extra deck quando se está utilizando o lightsworn como engine e 2 ou 3 quando se utiliza o deck lightsworn em si.



Agora será apresentado 2 decks como exemplos dos quais utilizam esta engine e também como a mesma se encaixa em cada deck para aumentar a velocidade e força do deck.




1° - Dangersworn




Esse deck tem como principal foco spam de monstros de extra deck, focado em fazer um beatdown, tendo como maior recurso para tal, os danger, e também sua alta geração de recursos, e a engine do lightsworn permite além de enviar mais cartas do deck para o cemitério, com a lumina, invocadora luminosa, além de recuperar um lightsworn de nivel 4 ou menos do cemitério, voce também pode descartar um danger por exemplo, e com isso iniciar o combo com uma força ainda maior, e em conjunto você pode usar monstros chaos, como o black luster soldier – envoy of beginning no qual pode atacar 2 vezes se destruir um monstro ou banir um monstro do oponente em troca desse monstro não atacar e chaos dragon levianeer que tem efeitos de acordo com o que você baniu : só luz – você revive um monstro do cemitério na posição de defesa; só trevas – você embaralha uma carta aleatória da mão do oponente no deck, e se usou ambos os atributos, você destrói até 2 cartas no campo, mas se usar algum dos 3 efeitos o levianeer não pode atacar no turno que ativou o efeito.








2° Dinosworn



Este deck tem como estratégia beatdown e também possui recursos para travar o oponente, por exemplo, usando o ultimate tyranno conductor, você pode setar os monstros que seu oponente controla,e isso além de prejudicar a jogada de seu adversário pode te dar um beatdown muito forte, e com os lightsworns, a aceleração deste deck aumenta de forma muito mais eficaz, pois a facilidade que você terá para aumentar o numero de monstros em seu campo e de reunir monstros fortes o suficiente para lhe dar a vitoria é muito mais alta, por exemplo, para chegar no monstro boss do main deck você terá uma velocidade ainda maior além de nesse tempo você conseguir com uma certa facilidade e rapidez para invocar o borrelsword dragon e finalizar o jogo,ou a possibilidade de fazer extra link usando o knightmare phoenixknightmare gryphonknightmare cerberusknightmare unicorn, e linkuriboh.



Pontos fortes e fracos da engine de Lightsworn

Pontos fortes:

1º - Aceleração do deck: Essa engine é capaz de acelerar decks que dependem de recursos no cemitério para poder montar campo, auxiliando também no spam de monstros dependendo de como se esteja utilizando a engine.

2º - Invocar monstros: Além da aceleração, outro fator forte dessa engine e o spam de monstro em campo podendo gerar monstros em campo tanto para beatdown como para controle de campo

3º Custo: Pelas cartas da engine em sua maioria já terem tido diversos reimpressões, o custo da engine chega a ser bem baixo para utilizar em decks específicos.

Pontos fracos:

1º enviar as cartas certas: Essa engine é focada em enviar cartas do deck para o cemitério, mas enviar as cartas certas é questão de sorte muitas vezes, e na pior das hipóteses pode travar seu jogo se você não tiver recurso para destravar o seu jogo.

2º negação de efeitos: Outro problema também é em relação a negação de efeitos, pois uma vez sem poder enviar as cartas do seu deck pro grave, e esse fator tira a recuperação e geração dos seus recursos dependendo da situação.

3º dependência do cemitério para gerar recursos: uma vez que algo impeça você de enviar cartas pro grave, como por exemplo uma macro cosmos, já torna a engine praticamente inutilizada, já que é preciso enviar cartas para o cemitério para gerar mais recursos, uma carta que faz as cartas enviadas para o cemitério serem banidas, trava totalmente sua engine e estratégia.

Espero ter ajudado.

Abraços, Anderson Potye (Team Arena).

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