Por: João Lelis
11/07/2013
O Ricardo me pediu para escrever este artigo abordando a diferença entre talento e treino, ou, ainda, o que é melhor, ser um jogador talentoso ou estar bem preparado e ter um bom conhecimento sobre o ambiente em que se vai jogar.
Para tentar responder a essa pergunta primeiramente tenho que explicar o que é, na minha concepção, uma jogada correta. Entendo que jogada correta não é aquela que te leva à vitória, mas sim aquela que potencializa sua chance de vitória.
Para tentar responder a essa pergunta primeiramente tenho que explicar o que é, na minha concepção, uma jogada correta. Entendo que jogada correta não é aquela que te leva à vitória, mas sim aquela que potencializa sua chance de vitória.
Explico: Quem nunca viu um jogador de Rg agro jogando contra um jogador de America Control que tem apenas 7 de vida, o jogador de Rg ataca com sua única criatura 3/3, com aquele Ghor-Clan Rampager na mão, mana o suficiente para usá-lo e, mesmo sua criatura não sendo bloqueada, ele não o utiliza o Bloodrush para matar o oponente. Quem pode dizer se essa jogada é certa ou não? O jogador de Rg pode ter perdido a chance de vencer, dando a chance pro oponente virar o jogo apenas por medo de ter sua criatura morta em resposta à seu pump. Mas, ao mesmo tempo, caso o oponente realmente tenha uma resposta, não utilizar seu Rampager como pump pode ter salvado seu jogo, fazendo com que ele seja uma segunda criatura com a qual seu oponente terá de lidar ou mesmo, um pump a ser usado em um outro turno. Qual é a jogada certa?

Mas e então, o que é melhor? Ser um jogador talentoso ou treinar exaustivamente?
Sinceramente, eu não sei essa resposta. Aliás, imagino que ninguém jamais saberá ao certo essa resposta, o que eu sei é que, se você quer ser um jogador melhor, se tem pretensões maiores com o Magic, você tem que treinar, e muito. E, o que seria o “talento” no Magic se não o resultado de muito treino? É claro que existem vários jogadores que possuem uma facilidade incrível de sair de posições de jogo que muitos de nós julgaríamos impossíveis. Aquela jogada na qual você nunca pensou, aquela habilidade de uma criatura que você nem lembrava que existia (quantos jogos já não foram perdidos no Standard porque a habilidade de mana do Deathrite Shaman ficou esquecida?), aquele momento exato de se jogar uma mágica que te fará vencer o jogo...

O treino te ajuda em pontos em que seu talento pode faltar. Por exemplo, como saber qual postura se deve tomar durante uma partida? É muito fácil saber isso quando se está usando um Naya Blitz jogando contra um Grixis Control, mas será que é tão fácil assim mesmo?

O fato é que, não fosse eu ter jogado inúmeras vezes (treino) eu jamais teria percebido que era necessário mudar a postura diante daquele match em especial, mas, ao mesmo tempo, perceber qual o plano de jogo necessário necessitou de um pouco de talento.
Agora vamos ao segundo título do texto. Qual o tipo de deck mais difícil de se jogar? Em seu íntimo a grande maioria pensará em controls, e eu concordo com essa linha de pensamento. A questão é, para se jogar de control você precisa de uma quantidade de treino muito maior do que para jogar de agro. Claro que isso não significa que não é necessário pensar para jogar de agro, acontece simplesmente que quando se joga de agro você tem uma missão simples, finalizar com os pontos de vida do seu oponente, o mais rápido possível. Para tanto o talento acaba sendo importante, mas quanto ao treino, nem tanto. Conhecer um pouco do ambiente costuma ser o suficiente, sem ser necessário um período muito grande de treinos, mas isso não é verdade para controls. A missão do control é muito mais complexa do que a do agro, ele continua querendo acabar com os pontos de vida do oponente, mas para isso ele usa de maneiras muito menos diretas. Ele vai, normalmente, utilizar mágicas de destruição e/ou aceleração no início do jogo, vai tentar recuperar os pontos de vida perdidos no começo do jogo e só então, após minadas as ofensivas inimigas, que ele vai passar para o plano de acabar com os pontos de vida do oponente. E, para tentar controlar um oponente, você precisa saber exatamente do que esse oponente é capaz. Saber qual remoção usar e em qual hora é quase uma arte, mas por traz desse tipo de decisão tem de estar um conhecimento bastante grande do ambiente e do deck que se está enfrentando, e para tanto é necessário uma grande quantidade de treino. Tanto é assim que quando uma nova edição surge os torneios subsequentes ficam cheios de agros no topo, demora um tempo até que o ambiente esteja normalizado e os controls possam surgir. É necessário saber o que se vai controlar.

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