Mecânicas Mecânicas, o que deu certo? O que deu errado?

Por: Julio De Biasi
07/09/2017


Onde você estiver, bom dia! Boa tarde! Boa noite!!!! Quem vos escrever é o Julio, membro da Equipe mais cheia do amor do Brasil!


Bom, eu ia escrever um artigo bem parecido com o do Joel Larson sobre as coisas que estão para sair do formato Padrão, mas com uma visão diferente, ia falar o que ia ficar, os decks que iam permanecer, mas ai o Sanduiche colocou um artigo bem parecido com o que eu ia escrever na Ligamagic, então eu decidi apagar tudo e escrever tudo de novo sobre tudo que tem acontecido nesse tempo de formato Padrão.


É engraçado pensar tanta coisa que já aconteceu no formato, éramos para estar num ambientar estranho, sem muita sinergia, sem muitas mecânicas funcionando juntos, e tudo porquê? Por que a dona Wizards mudou duas vezes a forma de como o formato Padrão iria rotacionar, não íamos ter essa quantidade incrível de cartas e edições, muitas coisas não iam jogar juntos, e tantas coisas que jogaram, eram tão “perfeitas” para aquilo que foram desenvolvidas que acabaram sendo fortes demais. Depois de anos o formato teve banimentos, e não foram poucos, e não foram fáceis de lidar e/ou de entender, e por incrível que pareça, para o susto, e alegria, de todos, temos um formato Padrão extremamente saudável, com vários arquétipos principais e tantos outros como secundários.


Então vamos as mecânicas e alguns bônus para falar no final!!!! Apertem o cinto pois vai parecer que estamos falando de 10 anos, vide Gideon, Aliado de Zendikar, mas nem é tanto tempo assim!!! Só parece! Haha


Batalha por Zendikar / Juramento das Sentinelas





Algumas habilidades fizeram sucesso, outras nem tanto, tivemos um total de 10, isso mesmo, DEZ habilidades diferentes (onze se contarmos “Eldrazi” como “habilidade”), e algumas não fizeram o menor impacto no formato, Reunir, Ingerir, Companheiro e Suporte, não saíram das mesas de Draft para o palco principal. Temos Convergir sendo utilizado até agora no Temur Energy, ainda que no sideboard, sendo que antes essa mecânica era extremamente presente no deck de 238 Rinoceronte de Cerco, com Trazer à Luz, que foi pilotado com extrema maestria pelo nosso, Aloar, Eluir, Alor, como é mesmo o nome dele?! Aé!!!! Hahaha Aloyr Rezende, membro da equipe também!


Despertar era basicamente como o Mono Blue Prism terminava o jogo, depois de jogar vários turnos seguidos e sua horda de Zumbis.


Dos Eldrazi, bom, o que falar, além deles terem completamente dominado um Pro Tour (o chamado Pro Tour Eldrazi, ou ainda “Inverno Eldrazi”) pelos times CFB e West Bowl (acho que era isso!!! Hehe) eles foram o suficiente para Wizards acabar com os Pro Tour moderns, e também para causar um impacto fundamental no formato Padrão, ressurgindo com os Desertos incomuns em Hora da Devastação, no MonoWhite Eldrazi, e também ainda sendo jogados em alguns Ramps!


Claro que tem uma 12ª mecânica escondida, que dominou sozinha, e por um BOM tempo, todo o formato Padrão, e se você, meu amigo, não tinha 4 desse aliado, você estava em maus lençóis.




É, esse cara fez de tudo, desde GW Tokens, a piloto de corrida no Mardu Vehicles, Gideon foi a carta mais amada e odiada no Padrão, foi a jogada mais comum no turno 4 por muito tempo, e apesar de parecer que estamos com ele a 10 anos, são 2 anos, e provavelmente vai deixar saudade para muitos... não, péra, ele ainda vai ficar no formato, na sua forma de 3 manas, será que vê jogo agora?!


Ah!!!! E antes que alguém me crucifique por não falar, nesse bloco também tivemos a adição de um tipo de mana diferente e um terreno básico diferente, com símbolo e tudo, foram os Ermos, que fizeram com que “mana incolor” importasse, vide os Eldrazis de Juramento como Vidente do Nó do Pensamento e Esmagador de Realidade! :D 


Sombras em Innistrad / Lua Arcana



Bom, para falar que esse bloco teve menos mecânicas, o retorno de uma das minhas coisas favoritas em Cartas de Dupla Face, e também uma mecânica que eu sempre gostei, Loucura, que não teve basicamente nenhuma aplicação no formato, a não ser em decks MUITO casuais e quase nada competitivos.


Duas coisas mudaram muito a forma de como os jogos eram desenvolvidos em Sombras pré Lua Arcana, Avacyn e Inspetor, essas duas cartas fizeram o jogo mudar de forma absurda, Avacyn era um impacto tremendo na hora que entrava em campo além de proteger seu time e colocar uma “clock” considerável no seu oponente, e o Inspetor que simplesmente tornou-se uma das melhores cartas do formato, uma inócua criatura 1/2 que não passa de um Squire, mas que mudou tudo, principalmente depois com a saída do Cóptero do Contrabandista, mas isso é outra história. Depois em Lua Arcana Delírio apareceu de forma completa, Ishkanah colocava uma parede contra Avacyn, e Esfolador Macabro tinha tudo que uma criatura podia ter, era forte, tinha atropelar, um custo baixo, e ainda filtrava suas compras, o que mais poderia se esperar? Um dos nossos ex-membros, o Marco Aurelio, com certeza vai sentir MUITA falta desse pacote Delirio completo!


Não vou nem falar de Esquivo, que pelo amor. Melhor mudar de Bloco e começar a falar do que deu MUITO errado! Hahaha


Kaladesh / Revolta do Éter

(Eu sei que não vai sair, mas é preciso falar disso!!! :P )É isso. E deu errado. Mas deu MUITO errado. Claro, existem outras mecânicas em Kaladesh, como Pilotar / Veículos  e Fabricar, também foi nessa edição que adotamos o termo “Criar” para tudo aquilo que colocava ficha no campo de batalha, mas basicamente o que precisamos falar aqui é ENERGIA. E o fato hilário da Wizards ter esquecido de colocar a ficha de energia na edição em que ela saiu e até colocar uma nota sobre isso! Haha Boa Wizards!!!! 


E por que temos que falar tanto de Energia?! Porque entra num conceito que a Wizards já sabe que dá errado, para falar em bom português, a Wizards já sabe que dá MERDA! Toda vez que se tem a acesso a recurso grátis, a mecânica sai de controle. Claro, Energia não é algo que você começa no jogo com, e nem que vem de forma simples, e você só vai acumulando, mas a partir do momento que você constrói o seu deck para isso, meu amigo, é uma usina, cartas como Virtuoso dos Turbilineos e Quebra-cabeça do Lenhotecedor eram ótimas em fazer criar e usar energias, mas nada se compara a usina de fato:
https://magic.wizards.com/en/articles/archive/news/energy-counter-token-2016-09-15 )


Claro que não foi de imediato, existiram dois fiascos que mantiveram essa maravilha ( haha :P ) em modo de espera, o fiasco de Cóptero do Contrabandista (que conseguiu até a proeza de fazer algumas cartas com loucura jogarem) e o gato, ahhhh o gato, Guardiãode Felidar foi um erro (mais um) admitido pela Wizards, que deveria ter um texto diferente, mas como ia ficar longo demais, ou difícil de mais, simplificaram e simplesmente criaram um efeito “Splinter Twin” no formato Padrão. Os banimentos aconteceram, e claro, eles não foram da forma mais correta do mundo, tivemos 3 cartas que saíram de uma vez, Mago Refletor, Cóptero e claro, a promessa final para qualquer tipo de deck justo, Emrakul, o Fim Prometido, e então quando todo mundo aguarda o banimento do gato, ou da Saheeli Rai, não aconteceu, todo mundo ficou tranquilo e desesperado, e então, dois dias depois, aconteceu, a Wizards anunciou um banimento de emergência junto com Amonkhet e tirou o gato de vez do cenário.


Isso fez com que Maravilha do Sistema Eteráulico fosse o único “combo” do formato, bastava você ter 4 Ulamogs no deck, gerar um monte de energia e no turno 4 “spin the wheel”, fazer o famoso roda da fortuna e torcer para achar um Ulamog entre as 6 primeiras cartas do seu deck, e como isso aconteceu, mel dels!!!!! Isso aconteceu demais, demais!!!!! O deck era consistente, não precisava disso para ganhar, e quando acontecia, você tinha um Ulamog e seu oponente perdia dois terrenos, realmente, não era divertido. E então, mais uma vez, o banimento aconteceu. A Maravilha foi banida em Junho deste ano, e então o formato ficou com 5 cartas banidas, algo que não acontecia a muito tempo, tanta carta banida num formato que o “power level” é considerado baixo.


Por que isso aconteceu?! Como eu falei, recurso de “graça” é muito forte, e o limiar entre dar certo e dar errado é BEM pequeno, energia é algo que ficou nisso, cartas que geram vantagem por você ter mais energia como Raio DomesticadoGolpe doConfisco, e até o próprio Virtuoso, acabam as vezes saindo do controle e a vantagem gerada sem gasto de mana é muito alta. É uma pena, porque eu acho a mecânica sensacional e a gente não deve ver ela de volta por ai ....


Falando em voltar por ai, eu queria terminar o artigo dizendo que muita coisa aconteceu nesse formato, de banimentos e mudanças de rotação, mas parece que tudo isso gerou um formato padrão saudável, como eu falei no começo do artigo, e com a exceção do Gideon, acho que muitos jogadores jogariam esse formato por mais 1 mês que fosse, de tão interessante que é.


Brad Nelson e seu irmão, Corey Baumeister, com certeza não ligariam, eles estão fazendo uma temporada impressionante, foram os primeiros irmãos a fazerem 2 top8 seguidos juntos em Grand Prix, e Corey ainda tem o feito impressionante de 3 top8 seguidos, e tudo isso, com decks diferentes a cada semana, BG Constrictor em Minneapolis, Temur Energy em Denver e então MonoWhite Eldrazi em Washingon, parabéns aos dois!!!!!


O que esperar daqui para frente sobre mecânicas, bom, Veículos estarão de volta em Ixalan, Raide também, Enfurecer e Explorar como habilidades novas e ainda tem os tesouros e as cartas que viram terrenos, que sinceramente, tenho achado sensacional, dizem as más línguas que em Ixalan as MasterPieces teriam o layout que esses terrenos transformados teriam, e olha, teriam acertado em cheio, flavor, arte, design, mas não dava mais para ter MasterPiece toda hora!!!


Bom, chega de falar de mecânica, tenho que ir procurar o Wilson para fazer companhia para o Jace, que também está de volta em Ixalan!!!!!!!!!!!



Fui !!!

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