Por Pedro Cardoso
Olá pessoal da Liga Arena, esse artigo é para aqueles que querem adentrar no formato Moderno, mas não podem ou não querem gastar rios de dinheiro nas opções mais tradicionais e caras do formato. Hoje os valores dos principais decks podem chegar facilmente a dois ou três mil reais e não param de subir uma vez que o preço das principais staples crescem a cada dia. Isso é reflexo da popularidade do formato aliada a especulação e políticas falhas de reprints da Wizards, mas esse é um assunto para outro dia já que hoje vou apresentar a vocês duas opções que podem ser montadas com aproximadamente duzentos e cinquenta reais, isso mesmo, mais barato do que um único Snapcaster Mage, Liliana ou Karn que enchem as listas de Top8 dos torneios Modernos.
Por mais que não sejam consideradas tiers, não deixam de ser competitivos e podem surpreender aquele seu adversário com o deck na qual só a base de mana pode atingir os três dígitos. Não recomendaria esses decks a alguém que pretenda jogar um GP ou PPTQ, mas como porta de entrada para seus primeiros FNM Moderns ambos podem ser ótimas opções.
Para atingir esse valor diminuto em relação ao resto do metagame eu escolhi duas opções mono coloridas, uma vez que a base de duas ou três cores é responsável por uma boa parte do valor da maioria dos decks mais tradicionais. Sem mais delongas vamos as listas:
8 Whack Goblins – Modern
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Main deck
15 Montanha
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4 Raio
Sideboard
3 Abrasão
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O deck é bem simples e extremamente agressivo, tenta encher a mesa com pequenos goblins de uma mana para finalizar a partida com um dos oito Bushwhackers, com boas mãos são possíveis vitórias no turno quatro com uma frequência razoável. Bons inícios geralmente envolvem um one-drop no turno um, dois one-drop no turno dois seguidos de mais um one-drop e um Bushwhacker no turno três. Com quinze one-drops e oito efeitos de Bushwhacher é possível seguir esse plano em grande parte dos jogos e finalizar o oponente no quarto turno depois de pumpar seu time uma segunda vez ou então queimar seus últimos pontos de vida com Raios e Granadas Goblins.
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Créditos: Wizards of the Coast |
Todos os one-drops possuem algum efeito benéfico para a estratégia: ambos os fanáticos oferecem um pequeno alcance com a possibilidade de dar um ponto de dano em um alvo qualquer. O Goblin Ensandecido nos ajuda a dificultar a defesa dos pontos de vida do oponente por criaturas e por fim o Habitante da Rua da Fundição é o one-drop mais agressivo que facilmente chega a bater com três ou mais de poder nos turnos iniciais.
O Marechal-de-Guerra Mogg não passa de dois one-drops colados na mesma carta o que ajuda muito no plano principal do deck que é encher a mesa com pequenas criaturas e conjurar um Bushwhacker. Já o Goblin Bate-Estacas pode não ser tão sinérgico com o plano dos Whackers mas junto com seus irmãos menores pode bater para quantidades enormes de dano, além de ser um terror para decks baseados em azul.
O Chefe Goblin acaba sendo na maioria das vezes mais um Buswhacker com a desvantagem de custar uma mana a mais mas mesmo assim o efeito permanente de +1/+1 e ímpeto ajuda a complementar a estratégia quando o jogo passa do quarto turno.
Por fim os Raios não precisam de nenhuma apresentação praticamente todos os decks do Modern com vermelho utilizam essa carta, contudo mesmo com todo o poder e versatilidade do melhor burn do jogo a Granada Goblin acaba sendo a principal fonte de dano direto do baralho. Queimar um quarto da vida do oponente por apenas uma mana e o sacrifício de um goblin 1/1 é extremamente eficiente ainda mais quando essa carta vem em múltiplas copias na mão.
A segunda opção que trago para vocês é outro deck mono colorido baseado em criaturas, só que agora o plano não é encher a mesa com criaturas pequenas, mas sim conjurar bestas enormes com poder e resistência fora da curva. Com a recente impressão do Campeão da Lâmina de Aço em Dominária, o deck ganhou mais uma criatura que assim como o Baloth Dorso de Couro, aumenta em três a devoção para o Aspecto de Hidra coloca um corpo desproporcional em campo pelo seu custo.
Mono Green Stompy - Modern
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Main Deck
18 Floresta
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4 Rancor
Sideboard
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Assim como o 8 Whack o deck é extremamente focado em conjurar criaturas e acabar com os pontos de vida do oponente o mais rápido possível, contudo esse deck consegue dominar o campo de batalha contra outros decks de criatura uma vez que praticamente todos os seus bichos tem uma relação custo de mana e poder/resistência extremamente favorável. A falta de interação pode ser um problema contra os combos mais rápidos, mas as melhores mãos do deck têm o potencial para competir em velocidade contra a maioria dos decks do formato.
O deck tem como one-drops o Experimento Um e Dríade Militante, o primeiro se torna uma ameaça maior a cada turno graças a sua habilidade de evoluir aliada a enorme gama de poder e resistência das criaturas do baralho, além de ser uma criatura que pode dar muita dor de cabeça ao oponente quando atingir dois ou mais marcadores, já que a partir dai sua habilidade de regeneração quase sempre vai ser um para dois contra os recursos do seu oponente. Já a Militante mesmo não sendo tão boa quanto o Experimento pode atrapalhar um Snapcaster Mage ou qualquer outra interação com o cemitério do oponente e quando anexada com um Rancor pode se tornar uma ameaça considerável logo no turno dois.
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Créditos: Wizards of the Coast |
Nossos two-drops são extremamente agressivos em relação aos seus custos de mana, o Javali Kaloniano é uma criatura 3/3 por duas manas sem nenhuma outra vantagem por si só mas que adiciona dois de devoção para o Aspecto de Hidra. O Avatar dos Resolutos se beneficia dos possíveis marcadores que um Geist da Raiz Estrangulante imortal ou o Experimento Um podem ter para entrar em campo 4/3 ou até maior, além da habilidade de atropelar que é extremamente relevante para passar por cima das defesas do oponente. Já o Geist da Raiz Estrangulante é talvez o melhor dentre os two-drops uma vez que por possuir ímpeto e imortal é uma ameaça extremamente resiliente, essa combinação de habilidades o torna sua melhor ameaça contra decks de controle e Planeswalkers do oponente.
Tanto o Campeão da Lâmina de Aço quanto o Baloth Dorso-de-Couro transformam seus custos triplo G que normalmente deveriam ser desvantagens em uma enorme sinergia com o Aspecto de Hidra, além de serem criaturas enormes pelos seus custos de mana.
O Rancor por ser uma aura trás o risco de ser um dois para um em favor do oponente, mas diferente de outras auras ele tem que ser respondido ainda na pilha já que quando está em campo simplesmente volta para mão quando sua criatura é destruída. A Trepadeira de Matavasta tem a função principal de proteger suas criaturas sendo que o +4/+4 é um bônus muito bem vindo como estratégia de combate ou simplesmente para atacar com mais poder os pontos de vida do oponente. Por fim, o Aspecto de Hidra é uma mágica absurda nesse deck uma vez que ala sem muitas dificuldades pode dobrar o poder dos seus maiores bichos em velocidade instantânea.
Com esse artigo espero ter demonstrado que o Modern não é um formato tão proibitivo em relação ao preço com muitos jogadores acreditam, além destes dois exemplos que citei existem diversos outros decks que podem fazer bonito e são muito baratos em comparação com a média de preço do formato, dentre eles posso citar o GW Little Kid, UR Thunderous Wizards, Mono Black Zombies e muitos outros. Todos esses decks assim como os dois que discuti neste artigo são versões Budgets de decks mais poderosos e adentrando no formato com uma destas versões mais econômicas você pode aos poucos ir melhorando seu deck com a adição de cartas mais poderosas e consequentemente mais caras. Por hoje é só pessoal até o próximo artigo.
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