quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Os suspeitos esperados


Os suspeitos esperados, e não tão esperados assim … O que esperar no Nacional Brasileiro ?!

Fala galera, de onde você estiver e a hora que estiver, obrigado por gastar um pouco do seu tempo para ler um pedaço do que eu acho que vai acontecer semana que vem durante o Nacional de Magic no Brasil!

O que se esperava de fato para a primeira semana do novo formato, e claro, o primeiro SCG Open, que como de costume seria nesse formato?!

Energy, nas variações entre Temur e Temur-4 Color. Isso era a coisa mais esperada de todas. E aconteceu de fato, o torneio teve bastante disso, mas uma pequena variação, e que foi a lista do vencedor, o novo Sultai Energy:

Sultai Energy
Andrew Jessup

1º Lugar – StarCityGames.com Standard Open  9/30/2017

 
Criaturas (27)

Outras Mágicas (12)

Terrenos (21)
4 Forest
1 Island
2 Swamp

Sideboard


Assim como Andrew Jessup, seu irmão Dan Jessup também conseguiu marcar o top8 do evento com as mesmas 75 da lista. O baralho é bem simples e mantem a intereção de Winding Constrictor com marcadores e energias que já havíamos presenciado, sofrido, ou aproveitado na temporada passada, tiramos o pacote de Harnessed Lightning e Glorybringer para colocar Fatal Push e o, agora famigerado, Hostage Taker.

Com certeza foi a carta do final de semana, fazendo aparições nos Sultai Energy, alguns Temur, e até mesmo no Esper Gifts pilotado por Brennan DeCandio, uma lista que eu particularmente gostei muito, mas ainda há espaço para melhorias, provavelmente não fazer o absurdo de jogar com apenas 2 Chart a Course, e sim usar 4!!!

Voltando a falar do baralho campeão, o que mais me espantou foi o uso de 4 Blossoming Defense, não no Sideboard, mas na parte principal do baralho mesmo, e isso foi das partidas que eu vi, extremamente decisivos, era basicamente um “Dispel” disfarçado de Crescimento Desenfreado, funcionava como proteção e ainda dava aquele empurrão a mais no seu oponente. A base de mana fica um pouco mais vulnerável com a queda de Hissing Quagmire e sem a entrada da “check lands” inimigas, mas isso não impediu o baralho de fazer tudo o que precisava a tempo. No sideboard ainda haviam 4 cópias do Deathgorge Scavenger, que coloca pressão sozinho e ainda é excelente contra mecânicas de cemitério.

Espero BASTANTE dessa lista e similares no nacional na semana que vem.
O próximo suspeito era o UW Approach, o deck ganhou uma visibilidade enorme no Magic Online com uma infinidade diferente de listas, segue a lista do melhor colocado no torneio:

David Thomas
4º Lugar – StarCityGames.com Standard Open  9/30/2017

Planeswalkers (2)

Outras Mágicas (33)
3 Approach of the Second Sun
2 Fumigate

Terrenos (25)
8 Island
7 Plains

Sideboard





Essa lista estava bem no radar, com a versão de Gideons divididos entre parte principal e sideboard, a ideia do baralho permanece a mesma, fazer Approach of the Second Sun e então fazer mais um, de preferencia o mais rápido possível.

A mudança no baralho para mim foi a adição de Search for Azcanta:

No começo do jogo serve como um “filtro” para a sua fase de compra, permitindo você escolher entre o que quer, seja um terreno ou uma carta para responder as ameaças do seu oponente, e depois, além de te subir um terreno, ainda vira uma “engine” de “card advantage” sem tamanho, o que basicamente significa a vitória nos Mirrors de controle.

Não há muita inovação aqui além de Search for Azcanta, algumas listas tentaram explorar algumas outras sequencias, mas no fim, o baralho parece ainda precisar de alguma coisa, não deve ter uma presença tão impactante no Nacional como Sultai/Temur Energy, mas eu não acharia estranho ver essa lista, ou similar, aparecendo no top8.

Ainda tivemos as aparições estranhas de alguns baralhos com a presença de Primal Amulet, baralho que teve um preview de build pelo nosso Mago do Tempo, Aloyr Rezende, a duas semanas atrás aqui mesmo nos artigos da LigaArena, tem um jogo MUITO estranho logo na primeira rodada do SCG Open, e também umas listas de Grixis Improvise, que parecem tentar emplacar desde o Pro Tour Hora da Devastação quando Improvise ganhou algumas peças importantes.

Minha visão é que teremos muito Energy no Nacional, mas isso não vai impedir as builds loucas do Tulio, e muito menos builds Controles com Torrential Gearhulk !

Fico por aqui com um grande abraço e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário