quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Top Cards de Ixalan para Modern - parte 2/3


Isso aí, pessoal, vamos dar continuidade à lista de cartas que eu acredito que têm potencial para ver jogo no Modern. No último artigo eu falei de 5, nesse vamos falar de 6 cartas, deixando as outras 6 para a última parte. Sem mais delongas:


Shaper’s Sanctuary: Carta que já tem visto jogo em sides aqui e ali, que tem um potencial bastante grande caso decks como Jund clássico, Abzan ou qualquer deck baseado em pequenas trocas (A.K.A. decks ruins) se tornem muito comuns no ambiente. É uma carta interessante mas que sofre de falta de relevância quando comprada muito tarde, e falta de oportunidade para ser baixada muito cedo. Mas, num match contra um Grixis DS da vida, pode significar a vitória caso entre no primeiro turno, seguida de qualquer plano de jogo não floodado/zicado. Vale a citação, ao menos.


Tocatli Honor Guard: Torpor Orb com pernas, e é basicamente isso. Se você tem medo de decks de combo Kikki-Jikki Stile, melhor ficar com a Orbe, a menos que o fato de ser criatura seja realmente importante. Ele também pode entrar por vias diferentes, como CoCo ou acorde do Chamado, mas é estranho utilizar essa carta em decks do tipo, pois normalmente você também está interessado nos seus CIP Effects, mas vai que alguém cria algo totalmente novo... Na dúvida, já juntei meus foils.


Chart a Course: Sou fã inconteste dessa carta, sério! Ela parece a coisa mais linda do mundo, mas parece nunca realmente funcionar. O T2 aparentemente ainda não está pronto para ela, mas o Modern sim. Se TormentingVoice viu jogo, não existe porque Chart a Course não ver, tendo em vista que ela é melhor que Tormenting Voice em todos os aspectos (a menos que estejamos jogando de Dredge), Descartas após a compra e apenas se a mágica resolver é muita vantagem. Ainda pode ser que ela veja jogo em algum fish da vida, como forma de card advantage, mas não acho provável com o que temos hoje.


Kitesail Freebooter: Me arrependi de não ter adicionado ele no artigo anterior, uma vez que ele sempre fez parte das 17 escolhidas, mas pelo menos agora posso falar com mais propriedade sobre o mesmo. O potencial dele era bastante grande, mas jamais imaginaria vê-lo jogando em um 5C Humans. Imaginava ele com usos mais marginais, como foi com Demônio Mesmérico e Remadorda Grota das Marés, nunca em conjunto com Meddling Mage e companhia. Mas aí está, apesar de não apresentar um poder alto o suficiente para se mostrar uma ameaça na mesa, ele tem voar, o que acaba por ajudar contra decks em que a habilidade principal não é tão relevante, como affinity e, como dito acima, o uso da informação da mão do oponente é algo que tem sido extremamente relevante. Quem diria que esse pirata jogaria tanto?


Ixalan’s Biding: Essa está aqui na lista por birra minha. Não existe pessoa que concorde comigo que isso verá jogo, mas ainda assim eu teimo. Eu gosto tanto da ideia de uma mistura de Meddling Mage com remoção, com a vantagem de, diferente do mago, essa daqui é quase intangível. Ainda assim, 4 manas para esse efeito parece muito, e o fato de ter que ser algo que já foi colocado na mesa atrapalha ainda mais... Mas se virem isso jogando, lembrem-se: Vocês ouviram isso aqui antes!



Optar: Sim, a carta que mais promete para o Modern, muito já se foi falado sobre isso. Sobre se é melhor ou pior que Truque de Mãos e Visões do Soro. A resposta curta: É! O fato é que a velocidade instantânea faz toda a diferença, principalmente por conta do Snapcaster, que agora pode se tornar um cantrip no turno do oponente, sendo usado apenas como bloqueador, por exemplo, ou entrando para racear um Planinauta do outro lado da mesa. Fora isso, tirando o primeiro turno quando Visões pode até ser considerado melhor, poucos são os momentos em que Optar não será melhor que qualquer um dos outros dois. Optar ainda traz a possibilidade de, jogando de Grixis DS, você poder deixar a escolha entre usar a cantrip no primeiro turno ou matar um possível drop 1 para o final do turno do oponente, o que faz uma grande diferença. Optar veio para ficar, peguem os seus foils logo e sejam felizes jogando no final do turno do seu oponente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário