quarta-feira, 12 de julho de 2017

Trincheiras do Commander - Hora da Devastação (parte 2/2)

Boa Tarde galera, estou de volta e hoje é dia de continuar a falar sobre o que esperar na Hora da Devastação para o nosso querido Commander Multplayer, e como prometido nessa segunda parte fecho o ciclo e na próxima semana tem mais Combei... Ok? Inclusive usando cartas da Hora da devastação, mas isso é assunto para outro dia então vamos as analises.
Caso Não tenha visto a primeira parte é só clicar.


E para começar vamos de ...


Vem sendo bem falado, e acredito que ele possa ser muito bem utilizado como um comandante em decks mono Red, ou 1/99 em outros decks, o que torna Neheb muito especial é a combinação de suas habilidades, pois ele possui infingir 3 (sempre que a criatura se torna bloqueada, o jogador defensor perde 3 pontos de vida), e sua segunda habilidade onde diz, na sua fase principal pós combate, adicione 1 mana R para cada ponto de vida que seus oponentes perderam; ou seja se ele for bloqueado o oponente perde 3 pontos de vida e depois você adiciona 3 R na segunda fase principal, se não for bloqueado é uma criatura 4/6 e vai "bater" 4, e depois você adiciona 4 R, pelo menos pois ele adiciona 1 R para cada ponto de vida que os oponentes perderam no turno, por isso se você causar dano com outras criaturas ou formas, você também vai adicionar mana, e por isso vai acelerar muito o seu poder de gerar mana.


Eterno incendiário é outra excelente carta com habilidade de infingir 4, pois ela é uma criatura 1/4 e por causa de infingir se for bloqueada, o defensor perde 4 pontos de vida e se não for, você pode conjurar um feitiço ou magica instantânea sem pagar o seu custo, sendo perfeito para decks como Mizzix of the Izmagnus, que possui um grande número de magicas instantâneas e feitiços com custo de mana alto, deixando seus oponentes sempre em um grande dilema se bloqueiam Eterno incendiário e perdem 4 pontos de vida, ou se sofrem 1 pondo de dano (seu poder de ataque), e deixam o oponente conjurar uma mágica sem pagar o seu custo.




Essa pode ser uma ótima forma de se controlar a mesa e recursos dos oponente, pois esse feitiço tem custo BB X, e seu texto diz "Repita o seguinte processo X vezes, cada oponente perde 3 pontos de vida, a menos que aquele jogador sacrifique uma permanente que não seja um terreno ou descarte uma carta", caso você tenha conseguido acumular uma boa quantidade de mana para se pagar um custo de X 3 ou mais você tem boas chances de fazer com que todos oponentes percam vida além de conseguir algum descarte ou sacrifício de permanentes, pois quanto mais manas você puder pagar, maior será a sua eficácia permitindo inclusive a chance de lidar com artefatos ou encantamentos dentro da cor preta.






Apesar de ter a limitação de destruir apenas Planeswalker da cor preta, é uma ótima remoção pois é um feitiço com custo de mana B, sim isso mesmo apenas uma mana preta pra matar um Nicol Bolas,  Sorin  Markov, LilianaOb Nixilis, e uma infinidade de Planeswalker da cor, e tem um bônus, se aquele Planeskalker for uma Liliana, o seu controlador ainda perde 03 pontos de vida é só sucesso essa carta.





É uma remoção de criaturas muito interessante, apesar de ter um custo de mana B 3, um custo alto para uma cor com ótimas remoções de criaturas, mas o seu destaque é pelo fato de ser uma magica instantânea que exila uma criatura, eliminando criaturas com indestrutível e evitando que criaturas problemáticas possam ser reanimadas, além disso, se for um Deus, ainda tem o bônus de você poder olhar a mão e grimório do oponente para procurar por outras cópias, apesar de sabermos que não vai haver, pois podemos ter apenas uma cópia de cada carta, isso te da a vantagem de olhar a mão do oponente e o seu grimório e assim se preparar para ameaças futuras.






Essa é outra carta com limitações bem especificas, porém é um counter de U 1, um counter de 2 manas é sempre bom, apesar de ser apenas para magicas azuis, outro ponto interessante dessa carta é que se você anular um Jace, você pode usar scry 2, algo que não é difícil de se acontecer afinal no formato setem azul provavelmente terá uma Jace, o Escultor de MentesJace Beleren, Jace, Arquiteto do Pensamento , Jace, Adepto da Memória, e muitas outras versões desse planeswalker.

 Obstrucionista Ágil / Nimble Obstructionist



Ahhh esse é o passarinho mais falado do momento, ele é uma criatura com custo de mana U 2 com voar, lampejo 3/1, mas o seu grande poder não esta nisso, e sim em sua habilidade de reciclar pagando U 2, pois assim você descarta ele e compra uma carta, e quando ele é reciclado você pode anular a habilidade ativada ou desencadeada que você não controle, talvez você pergunte, Asfixiar / Stifle não é melhor? pois só custa U, seria se não fosse um pequeno detalhe, asfixiar é uma mágica e por isso tem muitas chances de ser anulada, enquanto reciclar é uma habilidade, e o número de cartas que se usa para esse fim é bem menor, por isso esse passarinho tem boas chances de ser muito bem aproveitado, pois é muito divertido anular um ultimate de um Planeswalker e ainda comprar uma carta.

Hora da Promessa / Hour of Promise


Hora da Promessa , realmente promete muito para deck que tenham acesso à ela, pois ela é um tutor de terrenos, por G 4, você pode procurar por 2 terrenos e coloca-los no campo de batalha virados, isso te permite por exemplo procurar por Abismo Sombrio / Dark Depths + Palco Dramático / Thespian's Stage, para poder fazer a temível Marit Lage, otras boas opções também são Maze of IthBerço de Géia / Gaea's CradleCaverna das Almas / Cavern of Souls, main lands.

Ela ainda pode criar fichas de Zumbies, caso você contro 3 desertos, porém acredito que seja uma condição com poucas chances de ser atingida, mas só pelo primeiro efeito ja vale muito a pena.




Esse encantamento tem muitas possibilidades, pois além de permitir combos com cartas de persistir ou imortal, também pode permitir controle de jogo com Decreto de Silêncio / Decree of Silencegarantindo que seus oponentes não conjurem mais magicas, pois você anulará todas magicas que eles conjurarem, além disso ela é hate de infect, impede o ganho de experiência de comandantes, impede de se colocar qualquer tipo de marcador em jogadores, criaturas encantamentos e artefatos, tendo muitos usos tanto para proteção quanto desenvolvimento de seu jogo.






Apesar de ter a restrição de quando conjurar Ultima Misericórdia de Oketra, você não poder desvirar os seus terreno essa carta vale muito a pena, pois pelo custo de mana de WW 1 você restaura os seus pontos de vida para o inicial, ou seja, você pode ter 1 ponto de vida e com ela volta para 40 pontos.





Miriarca realmente pode ser muito majestosa em decks com estratégia aggro, repleto de criaturas tornando o seu poder cada vez maior, pois o seu poder e resistencia é o dobro do número de criaturas que você controla, e nãko é só isso pois ela pode ganhar muitas outras habilidades, pois se você controlar uma criatura com voar ela ganha voar, e o mesmo vale para  first strike, double strike, deathtouch, haste, hexproof, indestructible, lifelink, menace, reach, trample, e vigilance, ou seja se você tem uma criatura com uma dessas habilidades, Miriarca também vai ter, podendo assim se tornar uma grande ameaça.




Os desertos não poderiam ficar de fora desta seleção, areias infinitas tem gera 1 mana incolor, e tem outras 2 habilidades, sendo a primeira, 2 incolores, tap, e exila uma criatura que você controla, nessa hora você deve perguntar, mas por que eu vou querer exilar uma criatura que eu controlo???? você pode fazer isso para dar uma segunda chance a essa criatura, quando um efeito de um oponente vai exila-la, para tentar traze-la de volta em um momento futuro pois a sua segunda habilidade diz: 4 incolores, tap, sacrifique Areias Infinitas, devolva ao campo de batalha sob o controle de seu dono, cada card de criatura exilado com Areias Infinitas; ou seja você vai removendo suas criaturas quando forem morrer e em algum momento você sacrifica Areias Infinitas e recompõe o seu exército de ameaças.



Em um bloco com tantas habilidades de cemitério como eternizar e embalsamar, já era de se esperar algum hate de cemitério, e sendo assim é o que Território dos necrófagos faz, pois é um terreno que gera 1 mana incolor e tem habilidade de pagar 2 manas incolores, tap, sacrifique um deserto e exila todos os cards de todos os cemitérios, fazendo papel semelhante de Relíquia de Progenitus/ Relic of Progenitus, porém por ser um terreno,você pode abrir mão de um terreno básico de seu deck e assim não gastar um slot do deck para hate de cemitério.

Bom galera, as cartas que acredito terem maior destaque dentro da edição são essas, porém a edição tem mais cartas interessantes que não falei,pois acredito que são para casos e situações mais especificas, mas mesmo assim valem apena serem vistas citar algumas aqui, como Tormento de Escaravelhos / Torment of ScarabsGraça Salvadora / Saving Grace, Derrota de Nissa / Nissa's DefeatDerrota de Chandra / Chandra's DefeatSanidade Corroída / Fraying SanityÚltima Sentença de Bontu / Bontu's Last ReckoningÉgua-solar Adornada / Crested Sunmare, Unesh, Soberano Crioesfinge / Unesh, Criosphinx SovereignFúria Infindável de Hazoret / Hazoret's Undying Fury.

E assim termino a minha análise de cartas da edição, e como sempre digo, lembrem-se...




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