terça-feira, 16 de maio de 2017

Trincheiras do Commander - Atualizações Cartas Douradas

BOMMM DIIIAAAA VIIIEETINÃÃÃ !!!! estou de volta, e depois de passar por tantos desafios descobri que nada melhor de que unir forças e fazer aliança entre as cores, aproveitando o que cada uma tem de melhor, por isso hoje vou falar das cartas douradas.


Amálgama Cobiçado / Prized Amalgam




Amalga Cobiçado pode ser uma carta bem interessante em decks de zumbi com mecânicas de reanimator, podendo combinar muito bem  com um deck do comandante Gisae Geralf / Gisa and Geralf, pois este comandante te permite conjurar criaturas do tipo Zumbi de seu cemitério, fazendo com que Amalgama cobiçado retorne ao campo e assim você sempre vai ter uma criatura 3/3.



Desfazer Angustiado / Anguished Unmaking

Desfazer Angustiado é uma ótima remoção, pois é uma
magica instantânea de custo 3 que te permite remover de jogo qualquer permanente, desde que essa não seja um terreno, assim você pode exilar aquela Onisciência / Omniscience, Ulamog, o Vórtice Infinito /Ulamog, the Infinite Gyre, Karn Liberto / Karn Liberated, Avacyn, Anjo daEsperança / Avacyn, Angel of Hope, e qualquer outra peça de combo ou com habilidade de indestrutível, embora ela tenha um custo adicional de que você perde 3 pontos de vida, não é um custo tão relevante no multiplayer, uma vez que você começa com 40 pontos de vida.



Visões Febris / Fevered Visions



Mais um bom encantamento com ótima sinergia para decks de  Nekusar,the Mindrazer, pois fará  oponente perder um ponto de vida ao comprar uma carta (efeito do Nekuzar), e ainda pode causar mais 2 pontos de dano caso o oponente esteja com 4 cartas ou mais na mão.



Esfolador Macabro / Grim Flayer

Esfolador macabro pode ser uma carta muito boa para
decks como Karador, Ghost Chieftain ou Meren of ClanNel Toth, pois esses decks colocam muitas de suas cartas no cemitério, fazendo com que Esfolador, atinja rápido Delírio, e assim você vai ter uma criatura 4/4 com atropelar por 2 manas, mas isso não é tudo, pois quando Esfolador causa dano de combate você pode olhar os 03 cards do topo do seu grimório e colocar qualquer quantidade desses cards no seu cemitério, outra cousa que favorece esses comandantes.



Supressor de Mágicas / Spell Queller


Supressor de Mágicas, é uma criatura que atende bem a sua proposta de cores (Azóris) que é o de exercer controle e ter evasão, pois quando supressor entra no campo de batalha você pode exilar uma magica de custo até 4, o que te permite de certa forma anular mágicas que não poderiam ser anuladas, como por exemplo Veredito Supremo /Supreme Verdict, Denegeração Abrupta / Abrupt Decay, porém não se esqueça, que se Supressor de Mágicas sair do campo de batalha, o dono da magica pode conjurar ela sem pagar o seu custo.




Chefão do Contrabando / Contraband Kingpin

Escolhi selecionar Chefão do Contrabando por ser uma carta com custo baixo, sendo apenas 2, e ainda possuir uma boa resistência 1/4 e vinculo com a vida, sem contar que você pode fazer scry 1 sempre que um artefato entrar no seu campo de batalha, tendo muita sinergia com decks de Trigêmeas Sen / Sen Triplets voltados a mecânica de artefatos ou decks de Oloro, Ageless Ascetic, que costuma ter muitos mana rock, entre outros artefatos.



Depósito Escondido / Hidden Stockpile

Depósito Escondido pode ter uma grande sinergia com
decks que ativam habilidades quando uma criatura entra no campo de batalha, como por exemplo Encarregado das Almas / Soul Warden, Curadora de Alma / Soul's Attendant, e melhor ainda se combinado com Vidente Visceral / Viscera Seer podendo assim facilitar o ganho de vida de decks com comandante Karlov of the Ghost Council e Ayli, Peregrina Eterna / Ayli, Eternal Pilgrim.




Juramento de Ajani / Oath of Ajani

Juramento de Ajani é perfeito para decks super friends, ou seja decks feitos de Planeswalker, embora nesses decks você não vá aproveitar muito a primeira habilidade; que quando entra em campo de batalha, coloque  um marcador +1/+1 em cada criatura que você controla, já que esses decks quase não possuem criaturas, as suas criaturas são originárias de fichas produzidas pelos Planeswalker, a sua habilidade estática é perfeita para esses decks, pois diminui em 1 o custo de magicas de Planeswalker



Dentro desta seleção é claro que não poderia faltar  um grande número de criaturas lendárias que podem ser comandantes e assim criar novos decks, fica aqui o desafio.



Adriana, Captain of the Guard

Acredito que Adriana, Captain of de Guard, possa ser uma boa comandante para um deck
Boros aggro, no estilo dos with winne, com muitas criaturas rápidas, além de fichas, apesar de Adriana ter um custo um pouco alto para esse tipo de deck, a sua habilidade de melee, e fazer com que as outras criaturas também tenham Melee, faz dela uma boa comandante para essa estratégia, quer ver um exemplo: você está jogando contra outros 3 oponentes, e tem em campo uma Elspeth, Campeã do Sol / Elspeth,Sun's Champion, e no turno anterior fez a habilidade +1 da Elspath, criando 3 fichas de soldados 1/1, e nesse turno você vai atacar com essas fichas, sendo 1 soldado em cada um dos oponentes, logo cada uma dessas fichas vai receber +3/+3 ficando 4/4 cada soldado, e caso você ataque com Adriana junto com essas fichas, ela também vai receber +3/+3, ficando 7/7, esse estrago pode ser ainda maior se você usar encantamentos como Virtude Intangível / Intangible Virtue no caso de usar uma estratégia de muitas fichas, ou pode usar Honra do Puro / Honor ofthe Pure,  se possui muitas criaturas brancas, sem contar que pode usar inúmeros encantamentos como  Sempre Vigilante / Always Watching, Chamado àUnidade / Call for Unity, Antífona Gloriosa / Glorious Anthem, Antífona doMarechal / Marshal's Anthem, Lança de Heliode / Spear of Heliod, e tantos outros encantamentos que podem favorecer essa estratégia.


Leovold, Emissary of Trest

Leovold, Emissary of Trest, recebeu banimento no formato Mutiplayer, acredito que ele ainda possa ver jogo no formato Duel Commander devido ao seu Draw Advantage, pois sempre que uma permanente que você controla for alvo de uma mágica ou habilidade de um oponente você pode comprar uma carta, além disso ele possui uma combinação de cores muito recursiva.



Queen Marchesa

Queen Marchesa, pode ser um comandante muito interessante, pois além de possuir a habilidade de Monarch, ela tem ímpeto e toque mortífero, o que faz com
que ela seja rápida, apesar de ter um custo 4, e pode  acelerar o seu jogo, já que ataca no turno que entra no campo e ainda te garante um draw (por você se tornar Monarch), e caso você perca a coroa de monarch e ela continuar no campo de batalha, no inicio de sua manutenção, você poderá colocar em campo uma ficha de assassino 1/1 com ímpeto e toque mortífero para recuperar a sua coroa, Queen Marchesa, combina muito bem com decks voltados as mecânicas de Conspiracy: Take the Crown, além disso as suas cores permitem criaturas rápidas e magicas que resolvem e limpam o campo.



Monstro Gitrog / The Gitrog Monster

Apesar de ainda não ter visto nenhuma lista de Monstro Gitrog no multiplayer, existem algumas listas desse monstro para o duel commander, ele pode combinar
muito bem com estratégia de land destruction, utilizando  Mina deSuperfície / Strip Mine (Banida no Formato Duel), ou Terras Ermas / Wasteland, além de Templo da Costa Náufraga / Drownyard Temple, ou qualquer Fetch Land (Catacumbas Verdejantes / Verdant Catacombs, Floresta Tropical Nebulosa / MistyRainforest, Planície Pantanosa / Marsh Flats) que possa buscar Floresta ou Pântano, e claro ele combina ainda melhor com Crisol dos Mundos / Crucible ofWorlds, e você pode ainda usar Reivindicação Esplêndida / Splendid Reclamation, as suas cores (Golgari) permitem muitas mecânicas para colocar em campo, terrenos adicionais, e por esse motivo você não sente impacto pelo terreno sacrificado no incio da manutenção para o nosso monstrão.



Olivia, Mobilizada para a Guerra / Olivia, Mobilized for War



Olivia, Mobilizada para a Guerra, pode ser outro grande desafio, acredito que ela possa ser comandante de um deck quase que tribal, e voltado para a habilidade de Madness (ainda não vi ninguém utilizando cartas de Madness no comander multplayer), Olivia se torna especial pelo fato de ter um custo baixo 3 manas e ainda pode fazer com que criaturas não vampiros se tornem vampiros e com habilidade de ímpeto, além de receber um marcador +1/+1, abrindo possibilidades para decks muito agressivos.



Gisa e Geralf / Gisa and Geralf

Gisa e Geralf, apezar de não ser Zumbi, pode ser um ótimo comandante para um deck tribal de Zumbis, pois
além de já existirem ótimos Zumbis, nas ultimas edições foram lançados novos zumbis muito bons, além disso o seu custo de mana não é tão alto, sendo 4 manas, um custo muito comum no formato,  outra grande contribuição que esses irmãos trazem para os nossos amigos comedores de cérebro, é a abertura para a cor azul, pedendo deixar o seu tribal com mais respostas as ameaças dos oponentes, pois antes, os decks de commander tribais de zumbis, eram sempre mono black, além disso combina muito bem com  Lich de Havengul / Havengul LichColosso do Cemitério do Terror / DiregrafColossusColheita do Cemitério / GrafHarvest



Depala, Piloto Exemplar / Depala, Pilot Exemplar




Separei o card de Depala, Piloto Exemplar mais como um desafio, afinal parece bem pouco provável que alguém construa um deck tribal de anões e veículos, uma vez que os veículos não parece ser algo que interessante para o formato commander, e até hoje não vi nenhum deck de anões, então fica aqui o desafio.






Kambal, Cônsul da Alocação / Kambal, Consul of Allocation





Kambal, Cônsul da Alocação, parece ser mais interessante como carta de grimório de decks como Ayli, Peregrina Eterna / Ayli, Eternal Pilgrim, Karlov of the Ghost Council ou Oloro,Ageless Ascetic, uma vez que esses decks são especialisatas em ganhar vida e utilizar essa vida ganha como recurso para executar outras ações.





Rashmi, Artesã das Eternidades / Rashmi, Eternities Crafter



Rashmi, Artesã das Eternidades, é aquele tipo de comandante que você fala, a sua habilidade é só vantagem, pois ajuda acelerar o seu jogo,  pois mesmo quando você conjura uma magica com custo alto, você tem a chance de poder revelar a carta do topo do seu grimório, e conjurar esse card, caso tenha um custo de mana menor do que a primeira mágica, e se você não poder conjurar, você coloca essa carta na mão, gerando assim um draw advantage, além disso a primeira parte da habilidade não depende de que a mágica tenha sido bem sucedida, basta apenas conjurar para poder revelar o card do topo sendo win / win.




Tezzeret, o Maquinador / Tezzeret the Schemer

Tezzeret, o Maquinador, é um grande acelerador de mana
onde os decks de Trigêmeas Sen / Sen Triplets, Oloro, Ageless Ascetic, Nekusar, the Mindrazer, além de decks que possuem a combinação Preto e Azul (Dimir, Esper, Grixis), e necessitem de aceleração, pois o seu +1 cria um artefato com habilidade de virar, sacrifique esse artefato  e adiciona uma mana de qualquer cor,  podendo gerar uma boa aceleração de mana, além disso o seu -2 pode ser utilizado de forma dinâmica, tanto para ampliar o poder de uma criatura, quanto para matar criaturas, pois ele faz com que a criatura alvo receba +X / -X, até o final do turno, sendo X o número de artefatos que você controla, e o seu emblema -7 você recebe um emblema onde no inicio de seu combate um artefato que você controla se torna uma criatura 5/5, essa habilidade é melhor aproveitada se o seu deck for especializado em artefatos



Tamiyo, Pesquisadora de Campo / Tamiyo, Field Researcher

Tamiyo, Pesquisadora de Campo, precisa de 4 turnos em campo para se tornar realmente incrível, pois o seu -7 faz um emblema, que tem o mesmo efeito de Onisciência / Omniscience, porém esse emblema é ainda melhor que onisciência, pois o encantamento  pode ser destruído, enquanto um emblema não pode ser removido, mas isso não é tudo você ainda tem um bônus, você compra 3 cartas, você pode achar um pouco difícil de protegê-la por tanto tempo, porém no deck de super friends isso não é uma tarefa tão difícil, pois você utiliza muitas proteções aos seus Planeswalker, como Humildade / Humility, Éter Maculado / Tainted Æther, além disso o deck utiliza de cartas com habilidade de proliferar como Estratagema de Tezzeret /Tezzeret's Gambit, ou sua principal marca, que são as cartas O Véu Metálico / TheChain Veil, e Temporada da Multiplicação / Doubling Season, essas são algumas estratégias para que seus Planeswalker façam sua habilidade de ultimate mais rápido.


Sorin, Nêmesis Implacável / Sorin, Grim Nemesis


Sorin, Nêmesis Implacável, pode ser bem utilizado tanto no deck super friends, quanto nos decks especializados em ganhar vida como  Ayli, Peregrina Eterna / Ayli, Eternal PilgrimKarlov of the Ghost Council ou Oloro,Ageless Ascetic, pois a sua habilidade +1 você pode revelar a carta do topo do seu grimório e coloca-lo em sua mão, além disso cada oponente perde uma quantidade de vida igual ao custo de mana dessa carta, causando perda de vida de forma global.
A sua segunda habilidade –X é utilizada para eliminar criaturas ou outros Planeswalker, e assim você ganha essa quantidade de vida, ele combina muito bem também com os encantamentos  Pacto de Sangue / Sanguine Bond e SangueDelicioso / Exquisite Blood





Arlinn Kord


Arlinn Kord, pode ser um Planeswalker muito bom em decks de infect pois mesmo no commander, se um jogador atingir 10 marcadores de infect ele perde o jogo, e a sua habilidade +1 de Arlinn, faz com que as criaturas desse deck como Putrefax, Elfo Brilhante / Glistener Elf, Necropede, Blight Mamba, ganhem velocidade pois ganharão ímpeto, vigilância e +2/+2, tornando-as ainda mais perigosas.
Além disso ela pode ser transformada em Arlinn, Abraçada pela Lua, porém sua melhor habilidade dentro desse deck, depois de ser transformada, é o seu -6 onde você ganha um emblema que diz: “as criaturas que você controla tem ímpeto, além de vira e a criatura causa  dano igual ao seu poder no jogador alvo ou criatura alvo" e isso pode dar facilitar em muito para se criar condições de vitória ao deck, afinal assim fica fácil causar 10 de dano de infect nos oponentes.



Bom pessoal por hoje é o que eu tinha para fala, e espero que testem algumas das cartas que falei aqui, principalmente os comandantes, pois é sempre bom poder ver novos comandantes nas mesas, e não se esqueçam.....




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