segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pauper - Metagame




Bem, primeiro as apresentações, me chamo Maurílio, nick maurih na Ligamagic, sou estudante de Engenharia de Minas em minha cidade e jogador de Magic casual, há cerca de 4 anos, joguei um tempo de MOL, mas desisti por falta de tempo e atualmente só organizo torneios casuais na minha cidade nos formatos Pauper e Legacy.



 Recentemente tivemos o tão esperado ban de Frantic Search no MOL, o deck que usava a carta, o famoso Esper Storm, estava dominando durante meses o formato Pauper no jogo online e então, como esperado, a Wizards promoveu seu ban para desespero de alguns e alegria de outros que não aguentavam mais o deck. E isto fez do Pauper no MOL uma SELVA.
O artigo foi todo construído com base nos campeonatos do MOL, por ainda não existir um site ou blog que poste resultados regulares de campeonatos do formato, no Brasil o formato é relativamente novo, com poucos campeonatos e baixa aceitação ainda, mas tem crescido em adeptos e aceitação, devido ao elevado skill level requerido do jogador (jogar de TPPS ou Dead Dog é bastante difícil) e o custo baixo, possibilitando ao jogador possuir todos os tiers sem gastar o preço de uma Dual. (Claro que há excessões como Sinkhole e Chain Lightning).
Para o artigo analisei a semana do dia 17 de julho até 23 do mês de julho. Foram 25 campeonatos neste período e 22 diferentes arquetipos com resultados entre 3-1 e 4-0.

O METAGAME

Primeiramente mostrarei dois gráficos dos resultados de 4-0 e 3-1.
 

No gráfico, está apresentado todos os decks que tiveram resultado de 4-0. E todos estes decks tiveram participação também com resultados de 3-1. Como pode ser percebido no gráfico abaixo.