segunda-feira, 25 de abril de 2011

Comentários sobre New Phyrexia

Olá!

É período de spoiler no mundo do Magic! Pra quem não sabe, spoiler é qualquer texto ou imagem que revele alguma informação importante de algo (livros, filmes, seriados, etc) que ainda será lançado. Com o advento da Internet, os spoilers são propagados em altíssima velocidade, e no Magic não é diferente. Tem gente que acompanha e adora spoilers, tem gente que odeia e não vê graça em “estragar a surpresa”. Eu entendo os dois lados, já que não gosto de spoilers de filmes e seriados, mas gosto de acompanhar os spoilers do Magic.

Esta semana “vazou” o spoiler completo de New Phyrexia, e como a expectativa é grande sempre que uma coleção nova é lançada, não pude deixar de olhar. E neste artigo, irei dar minha opinião sobre as cartas raras e algumas outras também bastante discutidas. Em cartas que não jogarão Constructed, irei dar minha opinião sobre o uso delas nos formatos Casuais. As cartas com um asterisco (*) na frente só possuem comentários sobre formatos Casuais, já que elas provavelmente não jogarão Constructed.

Incolores




Karn Liberated:  OMG, Karn de volta na história! E com uma imagem animal! Bom, falando da carta em si, no Std/Ext, eu acho que ele vai sofrer a síndrome do Nicol Bolas: a carta é forte e se ficar na mesa ganha sozinha, mas você tem  outras opções melhores  para fazer por 7 manas. É melhor descer algo que te deixe em vias de ganhar o jogo, ou que lhe permita reverter uma situação desfavorável. Karn não faz isto. Na pior das hipóteses, ele remove uma permanente problemática. No Legacy, em MUDs com os Monolitos Sinistros, pode até ver jogo, mas também acho que com 7 mansa é possível fazer coisas melhores. Pena.

Brancas
Todos estavam com saudades suas, Karn!

*Blade Splicer: Não irá jogar Constructed, e somente em
um deck de Golems pra jogar Casual,  mas eu gostei desta
carta. Não consigo justificar com argumentos bons, mas eu
gostei XD.

*Chancellor of the Annex: Nem no Casual esta carta presta, apesar da habilidade da mão de abertura ser interessante. Mas obviamente não justifica colocar a carta no deck só por causa disso.

*Elesh Norn, Grand Cenobite: No 1x1, o grande problema desta carta é ser efetiva em decks que você e o oponente tenham mais de uma criatura em jogo, o que nem sempre acontece. Em Multiplayers, o efeito dela é bem melhor. Não colocaria esta carta em meu deck se eu não jogar Multiplayer.

Norn’s Annex: Para um deck aggro, pagar 2 de vida por criatura para causar 3 ou mais com ela nunca será um problema. Ainda mais caso você tenha pagado o custo de f com vida. Não chega nem perto de Propaganda e Prisão Fantasmagórica. Não vejo uso para esta carta em nenhum formato.

*Phyrexian Unlife: Quem se arrisca a montar um deck com esta carta + Ad Nauseam pra comprar o deck inteiro? Glacial Chasm e Ódio também são outras opções.

 *Puresteel Paladin: Prefiro o Auriok Steelshaper, já que se fosse montar um White Weenie Equipment não colocaria muitos equipamentos no deck para abusar da habilidade de comprar cartas.

Suture Priest: Esta carta vale a menção porque me lembrou das discussões sobre o fim do Soul Sisters depois que a Soul Warden caiu do Std. E ter mais uma “Sister” de volta no Std não  irá possibilitar o retorno do deck. Isto porque o deck era considerado bom naquele ambiente onde o Jund dominava. E olhe que eu jogando de Jund nunca perdi pra nenhum Soul Sister...

Azuis

*Chancellor of the Spires: Esta é uma carta bizarra. A habilidade da Sphinx Ambassador é bem melhor que esta, então mesmo que esta carta tenha efeito imediato, eu usaria a outra esfinge, SE eu fosse escolher
 uma delas.
Achei animal a arte desta carta. Pena que não presta pra nada.

Gitaxian Probe: Talvez uma adição interessante em
Mono-Blue Control em geral, especialmente no Pauper.
 Olhar a mão do oponente e comprar uma carta pagando
2 de vida me parece muito interessante em decks de anula. Não me surpreenderia se jogar no Std, principalmente em decks como o UB.

*Jin-Gitaxias, Core Augur: Pra quê ganhar o jogo quando se pode comprar 7 cartas no final de seu turno e ver seus oponentes sem mão? Esta carta tem um custo exorbitante, mas seu efeito é muito engraçado. Dá vontade de montar um Casual com ela, pena que duvido sobreviver o suficiente pra conseguir jogar...

Mental Misstep: A grande aposta como “carta jogável no Legacy” da edição. A grande sacada  desta carta é poder anular uma mágica estando no draw, sem precisar gastar uma Force of Will. Acredito que a carta seja boa sim, mas não absurda que irá revolucionar o Legacy como alguns comentários que eu vi. Irá jogar em decks que possam fazer um uso versátil dela, como aggro-controls tipo Merfolk e Bant (não só por lidar com Lacaios e Frascos do Éter problemáticos, mas por também lidar com removals) e em combos (para anular Pithing Needles, Stifles e Thoughtseizes problemáticos).

*Phyrexian Ingester: Horrível. Preciso dizer mais?

Phyrexian Metamorph: Um Clone de artefatos e criaturas, com a vantagem de poder pagar 1 mana a menos. Me parece interessante em decks de Tezzeret, copiando Tumble Magnets ou outros artefatos, criaturas ou não. Uma aposta para o Std.

Psychic Surgery: Não afeta a mesa. Ocupa um slot importante na curva de qualquer deck. Não existe motivos para usar esta carta em nenhum deck.

*Xenograft: Mesmo para um deck pseudo-tribal, o custo desta carta é um absurdo para o que ela faz. Até desisti de procurar alguma carta que tenha uma interação legal. Para usar Coat of Arms, é melhor montar um deck tribal mesmo.

Preto

*Chancellor of the Dross: Não é um Kokusho, e ainda por cima é do time do Crepúsculo. Mas é interessante também, ainda mais se o preço deste for bem inferior ao do seu primo de Kamigawa. Num Archenemy, deve ser interessante (para o Archenemy, não para os outros XD).

Despise: Não sei o porque, mas tenho a impressão que esta carta foi criada somente para dar um jeito no Std atual. Volcanic Fallout é outro exemplo destes. Mas se o ambiente precisa delas, quem sou eu pra discutir... falando da carta, óbvio que para o Std atual ela é boa, acaba sendo mais versátil que Inquisition of Kozilek e Duress. Com certeza verá jogo.

Dismember: Esta carta é muito forte, uma das mais fortes da edição. Removal por custo incolor, que mata até um Tombstalker, jogará muito no Std e Ext e quem sabe no Legacy.

Geth’s Veredict: Éditos instantâneos nunca são demais. Em alguns decks substituirá o Édito Diabólico e vejo esse 1 de vida causando muitos problemas.

        Adeus Mirrodin...
*Glistening Oil: Se o seu deck não é Infect, não vejo  motivos para dar Infect para a sua criatura, já que você já causou dano ao jogador. Se o seu deck é Infect, não tem o porquê usar esta carta. Esta carta é um mata criatura beeeem lento, na pior das hipóteses.

Life’s Finale: Esta carta não é nenhuma Damnation, mas não é de toda injogável. Ainda mais se pensarmos que alguns decks tem poucas criaturas relevantes. É de se considerar no Std. No Casual, pode ser uma opção para o preto face ao preço da Damnation.

Phyrexian Obliterator: A carta é boa, mas não irá jogar competitivamente por enquanto. Por que? Não vejo espaço para ele em um ambiente que pássaros com espadas atacam, planeswalkers esconjuram criaturas ou destroem criaturas viradas e terrenos causam muito dano em jogadores. É a mesma situação que o Abyssal Persecutor: muito forte, mas infelizmente no ambiente atual é pouco efetivo.

Praetor’s Grasp: A única utilidade que vejo para esta carta é, no UB, tirar um Jace TMS do deck do oponente e poder jogar no outro turno.

*Sheoldred, Whispering One: Uma bela carta no Casual: Ótima no 1x1, excelente no Multiplayer. Com certeza vai uma no meu futuro deck de Debtors Knell.

Surgical Extraction: Vi uma discussão grande sobre esta carta ser extremamente boa ou não irá jogar. Eu penso que a carta é boa apenas em determinadas circunstâncias, assim como Extirpate. Ou seja, naquela carta que no momento que entrar em jogo, você perde. Irá jogar no Sideboard de alguns decks Std para remover algumas cartas problemáticas, mas não irá jogar um absurdo como muitos estão dizendo. No Legacy, será mais uma opção ao Extirpate, que não joga.

Vermelho

*Bludgeon Brawl: Mais uma pra entrar para o hall de “raras vermelhas bizarras”, juntamente com Electropotence e Molten Sentry. Tem que ser corajoso pra montar um deck em torno destas cartas.

*Chancellor of the Forge: Com tanto dragão melhor custando 7 manas, quem vai querer jogar com uma criatura sem evasão e que coloca apenas alguns tokens 1/1?

*Invader Parasite: Custo muito alto para habilidade mais poder e resistência. Melhor fazer um deck em torno do Ankh de Mishra.

Moltensteel Dragon:  No mínimo, interessante. Há boas chances de jogar competitivamente, visto que pagar 4 manas por um 4/4 voar e que infla não me parece ruim.

Maior esperança de Mirrodin? Por isso que Phyrexia dominou tudo...
Slag Fiend: O Std carece de artefatos que podemos sacrificar para fazer determinada ação. Por este motivo, a Glissa praticamente ainda não viu jogo. Se houvessem mais artefatos deste tipo, tanto a Glissa quanto o Slag Fiend poderiam ver mais jogo.

Urabrask, the Hidden: Eu gosto desta criatura. Ela tem Haste, o que já possibilita impacto imediato no jogo. Suas demais habilidades são bastante relevantes para decks aggro, “anulando” chump blocks chatos que o oponente vai descendo quando faltam poucos pontos de vida pra você finalizar o jogo. Só não sei se verá jogo no Std/Ext, pelo seu custo ser muito alto para o formato e disputar slot com o Hero of Oxid Ridge. Mas no Casual, é uma carta bem forte que com certeza pode procurar um espaço em decks aggro.

Verde

Beast Within: Destruir qualquer permanente instantaneamente? Drawback facilmente contornável? Com certeza jogará Std/Ext, e possivelmente Legacy. Agora falando um pouco do design desta carta: não faz sentido verde destruir criaturas (sem voar), vai contra todo o flavor que a Wizards manteve por todo este tempo, depois de Ciclone do Deserto e Tornado. Eu acho que destruir permanentes que não sejam criaturas já seria suficiente e a carta continuaria boa. Ou colocar uma mana preta no custo e manter o texto atual.

*Birthing Pod: Nem de longe é um Survival of the Fittest, e também acho que não jogará competitivamente, mas estou pensando em um deck Casual divertido com esta carta desde que a vi. Esta é a típica carta que, mesmo que o deck não funcione, é divertido quebrar a cabeça e montar um deck sinérgico em torno dela.

Chancellor of the Tangle: Pequeno demais para o Constructed. Avenger of Zendikar e suas plantinhas deixam-no mansinho. No Casual, não vejo motivos para usá-lo no lugar de Silvos, Rogue Elemental. E olha que nem pensei nas outras dezenas de criaturas mais brutas com o mesmo custo ou até menor.

*Fresh Meat: Atenção: Para uso somente em caso de pânico de Cóleras de Deus, Dias do Julgamento e afins!

*Melira, Sylvok Outcast: Se você não está conseguindo ganhar do deck Infect do seu amigo, repense em todo o seu deck antes de considerar colocar esta carta. Ela é péssima, e nenhum deck precisa dela para ganhar de um deck Infect.

*Phyrexian Swarmlord:  Imagino que um deck Infect, independente das outras cores, tenha preto também, pois as melhores criaturas com infect são pretas. Se esta afirmação procede, não vejo o porque usar esta carta no lugar do Skithiryx, the Blight Dragon, que pode ter ímpeto e regenera.

Sunburst? Não, obrigado
*Triumph of the Hordes: Overrun de Infect? No mínimo, engraçado. Porém, caímos sempre naquela situação: se por algum motivo você não matar o oponente por infect ao jogar esta mágica, você perde a oportunidade de tirar alguns   preciosos pontos de vida que farão a diferença depois. E num deck de Infect, você não precisa desta carta.

*Vorinclex, Voice of Hunger: O grande problema desta carta é não virar os terrenos do oponente quando entra em jogo. Desta forma, se o oponente tiver terrenos desvirados, pode responder facilmente a esta criatura. E no momento que você desce esta carta, você provavelmente não precisa de toda a mana que ele gera, senão você estaria usando Mirari's Wake. E no caso de reanimar esta criatura, vejo sempre melhores opções, como Inkwell Leviathan.

Multicoloridas

*Jor Kadeen, the Prevailer: Consigo ver Metalcraft consistente somente em decks Affinity. E esta carta não é necessária no affinity, que já tem bastante poder de ataque por si só.

Artefatos

Batterskull: Todos estavam esperando as habilidades da Sword of War and Peace, mas Batterskull certamente surpreendeu a todos. Batterskull + Stoneforge Mystic fará MUITO estrago no Std e muito provavelmente no Ext e fará a Lady Gaga ser mais perseguida ainda. Ainda mais agora que SÓ destruir o artefato não é mais tão relevante.

*Caged Sun: Um Mirari’s Wake acessível para todas as cores. Bem, por 6 manas, é bom que ele realmente melhore o seu deck, pois acredito que seus oponentes estarão fazendo coisas mais assustadoras.

Darksteel Relic: “Absurdo” é a palavra certa para esta carta. É um absurdo que a Wizards crie  uma carta desta na tentativa de fazer Metalcraft jogar.

*Etched Monstrosity: A carta não é extremamente boa e não recomendaria usar, principalmente pela falta de evasão, mas como eu sempre gostei bastante do Etched Oracle, com certeza terá 1 slot reservado para ele no meu 5-color-4-fun.

Hex Parasite: Boa opção para minar lealdade de planeswalkers alheios.  Acredito que jogará em muitos sideboards, ainda mais pela habilidade poder ser usada no mesmo turno que ela entra em jogo. Jogará Std e talvez Ext.

Lashwrithe: Se houver um Mono-Black no ambiente, é uma boa opção, ainda mais para dar uma “bombada” nos Gatekeeper of Malakir e Vampire Nighthawk que eventualmente irão no deck. A ser considerado no Std e com certeza jogável em Mono-Blacks Casuais.

Ahh, então isto é um Batterskull
Myr Superion: Duvido que será jogado por manas vindas de Myrs, mas sim de Elfos, Aves e Cobras. Não é completamente descartável no Std (2 manas, 5/6 jamais será descartável), principalmente se houverem decks de Lotus Cobra no ambiente.

*Omen Machine: Dá vontade de montar um deck em torno desta carta? Sim. Mas o custo dela é proibitivo. Ficará na mesma seção da pasta de Knowledge Pool, de “cartas legais mas que custam muito e podem ajudar o oponente”.

*Soul Conduit: Sempre tem um amigo no mesão com um deck de ganhar 200, 300 de vida, mas que não mata ninguém. Esta é a carta para colocar no deck e ver a cara dele quando você ficar com 284 de vida, e ele, a 12. Lógico, existem cartas melhores para evitar ganhos de vida gigantescos, mas que seria engraçado ativar um Soul Conduit contra estes decks, seria.

Spellskite: Pode ser que jogue em algum deck de Tezzeret, para desviar  mágicas de outras permanentes e de quebra bloquear ataques de aggros. Entretanto, não vejo muitas outras aplicações além desta.

Sword of War and Peace: Diferente da maioria dos comentários que eu vi, eu gostei da espada. Lógico que nem se compara às espadas mais antigas, mas causar 1 ou mais pontos de dano extra é sempre bom, e a habilidade de ganhar vida não pode ser descartada. As proteções devem causar grandes problemas ao Boros e ao Mono-Red, e ao UW em uma menor escala. Jogará no Std e no Ext, mas acho que não tem seu espaço no Legacy.

Torpor Orb: As criaturas relevantes que possuem habilidades desencadeadas quando entram no campo de batalha geralmente são aquelas que “tutoram” outra carta. Para isto, já existe o Árbitro Leonino, que tem outras finalidades, além de ser uma criatura 2/2. Outras cores geralmente tem outros meios de lidar com as cartas tutoradas. Não verá jogo.

Unwinding Clock: Por mais que eu não conheça o ambiente, esta carta me parece uma bela opção ao Vintage, que respira artefatos, especialmente para decks Time Vault. No mais, pode ter alguma outra aplicação em decks Casuais de artefato, embora não consiga mais pensar.

Terreno

Phyrexia’s Core: É ruim, e nem se compara ao Mirrodin’s Core, que quebra um galho em decks Casuais.

No geral...

A edição possui algumas cartas interessantes, que prometem mudar a cara do Std. Há também algumas outras cartas que podem ver jogo no Legacy, o que é sempre legal para quem acompanha o formato. No Casual, os Praetors e Chancellers pouco acrescentam, e não há outras grandes adições, com exceção do Birthing Pod, que instiga os criadores de decks, e o Phyrexian Metamorph. E ah, como já sabido por muitos, Infect continua não-jogável. Minhas apostas para o Std é o Batterskull e o Dismember, que acho que jogarão demais no formato, juntamente com Beast Within.

E Limited?

Admito que não jogo limited com frequência, mas a nova coleção me parece bastante interessante, principalmente pela quantidade de bombas e pelo aumento significativo de criaturas Infect, principalmente no azul, consolidando a estratégia no formato e não limitando apenas a decks BG.

Bom, como todo comentário a respeito de cartas, apenas expressei minha opinião, que deve ser bem diferente de todos (ainda bem, seria um saco se todos pensassem iguais). Pode ser que eu não tenha visto alguma aplicação para uma determinada carta, e se houverem bons argumentos para me convencer do contrário, posso mudar de opinião, porque não?  Fico no aguardo dos comentários.

No próximo artigo, vou falar um pouco de Legacy, analisando o deck e as partidas do LQ Paulínia... isto é, se até lá conseguir decidir que deck eu vou jogar.

Até mais!

andre_barozo

6 comentários:

  1. Muito boa sua análise detalhada dos cards da nova edição. Concordo com basicamente tudo, com exceção de Despise.

    Ele é capaz de remover planes e criaturas. Planes o Duress já retira. E, se for para retirar criatura, prefiro o Inquisition - Stoneforge, Hawks, os bichos do Boros, Lotus Cobra, etc.

    Vai de Burn pro LQ \o/

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  2. Tbm gostei do artigo, muito bem escrito! Concordo com mt coisa tbm e sobre o Mental tbm acho que não vai revolucionar o Legacy como alguns falaram.
    Mesmo no merfolk, até o momento tenho dúvidas se vou mesmo utilizá-lo ou não.

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  3. @Bruno: eu particularmente não gosto do Despise, justamente pelos motivos que você falou. Mas ele vai jogar porque no T2 o que interessa é tirar criatura e planeswalker. Penso que vai jogar no lugar de Inquisition.
    E já decidi o deck, e estou otimista com a escolha! Só espero não bater na trave de novo por jogar mal =/

    @Duelistaguara: só quando sair mesmo a carta.. mas eu acho que vai ser só mais uma opção além de Daze e Spell Pierce, e não uma obrigação como a FoW é praticamente

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  4. Gostei do blog, e cara, tava com saudades do Karn! Viva Old School hsuahsuahauhs ;D

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  5. Tem mto coisa legal, gostei do post, concordo com duelistaguara.

    Gostei dessa edição, o preto ta com tudo dinovu, as incomuns são ótimas, essa habilidade de paga 2 de life é boa, me pergunto o que mais vão invetar para o magic.

    + 1 ponto para o blog

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  6. A análise foi muito bem escrita, mas como o ambiente T2 é extremamente mutável (e nunca sabemos o que virá da cabeça dos deckbuilders gringos), algumas de suas previsões caíram por água baixo...

    Spellskite, Birthing Pod e Deceiver Exarch (que você sequer mencionou) são exemplos de cards que estão sendo bem jogados...

    Mas no geral concordo com muitas coisas...

    Parabéns!

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